Olá a todos!
Através desse post, eu gostaria de conselhos de vocês que já são mais experientes na vida pessoal e profissional.
Eu tenho 19 anos, e fazem 7 meses que trabalho como desenvolvedor. Eu programo basicamente em Java, embora por agora estou com algumas demandas em Python.
Eu gosto bastante de Java, mas fiz poucas coisas com essa linguagem (Conexões MQTT, Requisições HTTP, Captura de informações de Hardware, uso de algumas bibliotecas), mas nunca cheguei nem a usar os frameworks mais famosos (Como Spring, Hibernate e outros).
Tenho conhecimento básico sobre SQL. Sempre gostei muito de coisas teóricas, mas amo a prática também.
No setor que trabalho, temos 2 devs JS, 1 devops e eu. Então, bem, tudo que aprendi de Java foi sozinho (cheguei como estagiário, sabendo fazer apenas até um for), e não tenho muito que uma “instrução” pra aprender as coisas. Eu apenas faço dependendo da necessidade, e isso meio que me incomoda por que eu sempre procuro uma “linha de estudos” e isso meio que não existe aqui. Claro, eu estudo por fora, mas a falta de uma linha ainda me incomoda.
Ando me sentindo muito mal, muito estagnado. A verdade é que vejo a galera falando sobre TANTA coisa avançada e com facilidade e eu me sinto um lixo. Sinto que nada que eu faço é útil ou então de valor. Por exemplo, um colega de trabalho da mesma idade conhece muito sobre front-end, back-end, mobile, APIs e ainda automatizou toda a casa dele (nota: não há NENHUMA inveja ou algo assim aqui. Apenas muita admiração e respeito!). Eu aproveito do conhecimento dele para definir o que estudar e o que ir aprendendo, mas me sinto muito mal ainda assim.
O começo das vossas carreiras foi assim também?