Taverna /dev/All

Netbeans hoje vale à pena? Pra mim tá valendo!

image

Dois anos atrás iniciei esta discussão aqui na Taverna pois estava com uma experiência realmente MUITO ruim com o Netbeans: Netbeans hoje vale à pena?

Muita água passou por debaixo da ponte pra mim: então este post é pra contar como tem sido minha experiência com ele nas últimas semanas: estou usando a versão 12.2.

Bom, tá sendo simplesmente… muito boa! Os problemas que tive com o editor não tenho mais: tá bem responsivo, e o desempenho também está bem satisfatório. Pra maior parte das coisas que faço em Java uso o Spring Tool Suite, que até então era a melhor ferramenta pra trabalhar com Spring (pra mim).

Minha ida ao Netbeans se deu pela necessidade de escrever uma aplicação desktop para um cliente. Primeiro pensei em usar o JavaFX, mas acabamos optando pelo Swing por que nos atendia bem e era o que conhecíamos realmente bem.

E pra desktop… ainda é anos à frente de tudo o que conheço. Gera código auto contido agora, não requer mais a presença de bibliotecas adicionais de layout (antigo matisse se não me engano), e é aquela experiência arrastar e soltar que só quem já trabalhou com Delphi ou VB sabe que funciona ULTRA bem.

Então por um tempinho fiquei só no desktop, mas já que ele estava ali, resolvi tentar pro desenvolvimento web também com Spring. Instalei então o plugin do Spring Boot e… voilá: sem querer se tornou nas últimas semanas minha IDE básica pra trabalhar.

Então este post é pra contar esta minha experiência e coletar a de vocês aqui. Como tem sido a sua experiência? Já testaram o release 12.2? O que tem achado? Tá ressurgindo das cinzas mesmo ou é só impressão minha?

1 Curtida

Boa provocação, darei uma olhada. Eu gostava do Netbeans no passado, depois fui para Eclipse e então Intellij IDEA, que é meu editor principal. Mas sendo sincero eu tenho birra do IDEA porque ele é monstruoso, consumidor voraz de memória e minha experiência geral é que parece que ele tá sempre com o “freio de mão puxado”.

1 Curtida

pra PHP é muito interessante também

itexto