Taverna /dev/All

Netbeans hoje vale à pena?

Após muito tempo hoje acessei o site do Netbeans (https://netbeans.org) e vi que já aponta os links de download direto para o site da Apache (https://netbeans.apache.org). Me peguei pensando: será que alguém ainda usa Netbeans? É um projeto relevante hoje?

Alguém aqui ainda usa o Netbeans? Era a melhor ferramenta que conheci para trabalhar desktop com Java (época do Swing). Mas e hoje? Vocês vêem algum futuro nesta IDE?

(lembrando que na realidade o Netbeans é uma plataforma incrível pra desenvolvimento desktop, vai bem além de uma IDE)

1 Curtida

Fui muito fã do Netbeans.
Utilizei tanto para swing quanto para jsp, jsf, jee…
Até fiz plugins para ele.

Mas hoje em dia, já era…

Também fiquei com esta impressão: tentei usar aqui para trabalhar em um projeto Groovy, que era uma linguagem que tinha um suporte até bem razoável e o que vi foi no mínimo decepcionante.

Por vir tudo instalado, é uma boa ferramenta de entrada pra iniciantes em Java/Swing, mas profissionalmente nunca foi a melhor opção.

Eu usei muito o NetBeans em meados de 2010. Os plugins são muito bons, mas acredito que a Oracle como sempre avacalhou com a ferramenta. Eles tiraram muitos recursos do NetBeans para venderem como diferencial no jdeveloper. O projeto ficou parado até ser descontinuado. A apache está tentando ressuscitar mas existem muitos bugs. Vai levar algum tempo até conseguirem releases estáveis. Hoje eu não acredito que possa ser viável para produção.

Fui tentar usar o Netbeans outro dia e a impressão que tive foi a de que caparam o projeto.

É bem isso aí. Eu usava muito. Quando recebi a notícia que iriam focar no jdeveloper desanimei. O plugin de c++ do NetBeans era muito bom, e o ide também. Efeito Oracle.

Eu achava maravilhoso pra PHP também, depois tenho de ver se até isto eles destruíram.

Muito triste isto: no final das contas é uma opção a menos.

A apache está tentando recuperar, mas o grande problema é que a Oracle doou o NetBeans mas manteve os plugins com licença restritiva. Dessa maneira vai demorar até a Oracle conseguir doar tudo. Cada vez que eu leio o contrato dos caras eu fico com raiva. Até para plugin simples, estão criando burocracia. Se liberassem esses componentes, a apache deixaria o NetBeans em forma em uns 6 meses.

2 Curtidas

bom ponto, não sabia disto

Sempre vai valer pra mim. O Netbeans foi minha primeira IDE por que tudo funcionava bem e dentro do previsto, os tutoriais até hoje são ótimos. A Oracle mudou o foco para a linguagem e a plataforma, acho que até porque ter o péssimo JDeveloper, e fez o que cabia pra não morrer, doar para a comunidade, mas com uma boa vontade ímpar.

1 Curtida

itexto