Já faz um tempo que acompanho o desenvolvimento do WebGL, mas confesso nunca ter de fato parado pra estudar e aplicar a tecnologia. Pra quem não conhece, WebGL te permite usar o OpenGL em um browser: sim, o mesmo OpenGL (ou quase o mesmo) que é usado no desenvolvimento de jogos em 3D e todas aquelas maravilhas gráficas em computação.
Neste post vou incluir alguns demos que são de cair o queixo (o meu pelo menos).
O aquário
http://webglsamples.org/aquarium/aquarium.html
“Blobs”…
Eu coloco poucas bolhas e posso ficar HORAS olhando pra isto.
http://webglsamples.org/blob/blob.html
Cube map
http://webglsamples.org/dynamic-cubemap/dynamic-cubemap.html
Um dos mais impressionantes: a simulação de fluídos
No celular principalmente, quando você pode aplicar múltiplos toques, é simplesmente incrível
https://paveldogreat.github.io/WebGL-Fluid-Simulation/
Quake
No meu notebook que é péssimo roda a 60fps (não espere muita coisa, é apenas um demo, não há sequer inimigos)
http://media.tojicode.com/q3bsp/
Água
http://madebyevan.com/webgl-water/
WebGL Skin
https://alteredqualia.com/three/examples/webgl_materials_skin.html
Me pego pensando se num futuro mais próximo do que imaginamos a plataforma de jogos não acabe se tornando o browser. Já há algo similar com o Stadia do Google, mas ali é streaming.
O interessante destes demos é que vemos algo pesado sendo executado em computadores como o meu, que sequer uma placa gráfica dedicada tem.
Incrível, né? (eu acho). Já brincaram com isto? Alguma experiência pra compartilhar?