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WebGL - aqueles demos lindos!

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Já faz um tempo que acompanho o desenvolvimento do WebGL, mas confesso nunca ter de fato parado pra estudar e aplicar a tecnologia. Pra quem não conhece, WebGL te permite usar o OpenGL em um browser: sim, o mesmo OpenGL (ou quase o mesmo) que é usado no desenvolvimento de jogos em 3D e todas aquelas maravilhas gráficas em computação.

Neste post vou incluir alguns demos que são de cair o queixo (o meu pelo menos).

O aquário

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http://webglsamples.org/aquarium/aquarium.html

“Blobs”…

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Eu coloco poucas bolhas e posso ficar HORAS olhando pra isto.
http://webglsamples.org/blob/blob.html

Cube map

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http://webglsamples.org/dynamic-cubemap/dynamic-cubemap.html

Um dos mais impressionantes: a simulação de fluídos
No celular principalmente, quando você pode aplicar múltiplos toques, é simplesmente incrível

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https://paveldogreat.github.io/WebGL-Fluid-Simulation/

Quake

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No meu notebook que é péssimo roda a 60fps (não espere muita coisa, é apenas um demo, não há sequer inimigos)

http://media.tojicode.com/q3bsp/

Água

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http://madebyevan.com/webgl-water/

WebGL Skin

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https://alteredqualia.com/three/examples/webgl_materials_skin.html

Me pego pensando se num futuro mais próximo do que imaginamos a plataforma de jogos não acabe se tornando o browser. Já há algo similar com o Stadia do Google, mas ali é streaming.

O interessante destes demos é que vemos algo pesado sendo executado em computadores como o meu, que sequer uma placa gráfica dedicada tem.

Incrível, né? (eu acho). Já brincaram com isto? Alguma experiência pra compartilhar?

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Se você está rodando num processador Intel core, a placa embutida dele suporta OpenGL 3. Essas hds 3000, etc… São muito boas e não gastam nada de energia OpenGL 3 é suficiente para rodar 90%desses demos aí.

itexto