Taverna /dev/All

React: e aí, por onde começar, qual a opinião de vocês?

Pessoal, estou terminando minha imersão no .net e a próxima vítima será o React. Aí sei que existe o React e o React Native. Podem me dar um norte pra que eu comece esta imersão (que com certeza gerará vários posts)?

  • React e React Native: são a mesma coisa? Uso o mesmo ferramental?
  • Por onde começar, quais dicas me dão? (começo aprendendo o React e depois vou pro React Native?)
  • E o ferramental, é bom?
  • E o React? Alguém tem experiência pra falar? Já vi que é 8 ou 80: uns amam, outros vomitam só de ver.
  • Aonde React brilha?
  • Aonde React fede?
1 Curtida

Olá Kico, seja bem vindo ao universo React, tenho certeza que se você se aprofundar mais nesse assunto vai adorar o que essa ferramenta tem a oferecer!

React e React Native: são a mesma coisa? Uso o mesmo ferramental?
Não, mas os dois são muito parecidos, além de os dois fazerem o uso do javascript, o jeito de programar (funções, métodos e ciclos) também são exatamente iguais, a diferença é que no React Native você está um pouco mais limitado por conta da tradução de codigo (de javascript para codigo nativo) que ele faz para o IOS e Android, então as vezes algumas funcionalidades que existem no React não podem ser portadas para o React Native e vice-versa.

Por onde começar, quais dicas me dão? (começo aprendendo o React e depois vou pro React Native?)

Depende no que você quer focar atualmente, desenvolvimento Web ou Mobile. acredito que React seja a opção mais fácil pois a parte de configuração do React Native pode dar dor de cabeça inicialmente, mas independente de qual você escolher, você vai conseguir adquirir conhecimento para ambas tecnologias estudando uma só. Aliás, eu acabei de lançar um curso na Udemy sobre React Native ensinando dês de o básico, se tiver interesse: https://www.udemy.com/course/do-zero-ao-react-native

E o ferramental, é bom?
A ferramenta é ótima, fácil de aprender e tem suporte imenso tanto da comunidade quanto do facebook (seu criador)

E o React? Alguém tem experiência pra falar? Já vi que é 8 ou 80: uns amam, outros vomitam só de ver.
Dificilmente ouvi falar de pessoas que não gostaram de React, essa tecnologia está em crescimento constante e já vem conquistando pessoas dês de sua criação, hoje em dia já é o mais usado e recomendado entre seus competidores (Angular e Vue.JS). A demanda de emprego para essa tecnologia também continua crescendo absurdamente.

Aonde React brilha?
O React brilha na sua praticidade e velocidade no desenvolvimento Web e principalmente no Mobile (para React Native), essa ferramenta veio para facilitar a vida dos desenvolvedores e dar a oportunidade que você possa exercer toda sua habilidade e logica no código (state no react salva vidas!).

Aonde React fede?
Acredito que o maior defeito no React Native (onde tenho mais propriedade em falar) é que ele não te da uma liberdade total na hora de programar direto na linguagem nativa. Sabendo que o React Native faz a tradução do seu codigo escrito em javascript para as línguas nativas (Java para Android e Swift para IOS), a partir disso você fica limitado as funcionalidades do javascript não podendo acessar diretamente o codigo nativo. Porém, muitas das vezes você não vai precisar utilizar disso, até porquê existem VÁRIOS componentes nativos e da comunidade (npmjs.org) que você pode utilizar, então a não ser que seu aplicativo seja MUITO complexo, fique a vontade de usar o react native, até por que varias empresas grandes já utilizam dessa ferramenta (Facebook, Instagram, Discord, Uber, Wallmart, etc…)

1 Curtida

Valeu demais, um guia completo!

Nunca usei, mas eu sou bem cético com relação a frameworks e ferramentas para dispositivos móveis. Só uso ferramenta nativa da empresa responsável.

2 Curtidas

Também nunca fiz questão de usar. Além de detestar javascript, esses frameworks não dão muita liberdade.

itexto