E em nosso quarto encontro do grupo de Spring algo muito curioso aconteceu: acidentalmente nos afastamos do tópico central enquanto avaliávamos os exercícios e nos aprofundamos no tópico: monitorando a JVM.
E foi ótimo! Todo mundo participou compartilhando uma série de ferramentas que agregaram muito a todos. Neste post há um breve resumo do que rolou.
Primeiro o Herbert Freitas nos mostrou o framework Test Containers, que nos permite instanciar containers Docker para nossos testes integrados. Uma mão na roda a ferramenta. Quem quiser ver, segue o link: JUnit 5 Quickstart - Testcontainers
Logo na sequência começamos a brincar um pouco com JMX. Pedi ao Daniel que iniciasse a ferramenta para que pudéssemos monitorar seu funcionamento e nisto passeamos por uma série de ferramentas.
Sobre JMX, escrevi um texto sobre isto que vocês podem ver neste link: Monitorando (e gerenciando) sua aplicação Java com JMX - /dev/Kico
Logo na sequência falamos muito rapidamente sobre o Java Melody, que permite monitorar aplicações Java de uma forma bem legal criando um mini portal pra tal: GitHub - javamelody/javamelody: JavaMelody : monitoring of JavaEE applications
E junto com Júlio (@jcbritobr) vimos ferramentas essenciais para o monitoramento da JVM:
- O jConsole - que vimos no início.
- JVisualVM - que vêm com o JDK - https://visualvm.github.io/
- JDK Mission Control, que agora é aberto e livre - JDK Mission Control.
Também falamos um pouco sobre testes de carga em nossos projetos. Tratamos de algumas ferramentas:
- jMeter - que quase todo mundo concordou, é bem complicadinho de usar.
- O @jcbritobr nos mostrou o Vegeta, que parece ser BEM interessante - GitHub - tsenart/vegeta: HTTP load testing tool and library. It's over 9000!
- E eu mostrei bem por alto o Siege, que também é bem útil pra este tipo de situação: Siege Home
E se bobear hoje vamos nos encontrar de novo: não sei em relação a quem foi, mas pra mim foi uma experiência BEM legal! Bora aí no próximo!