O Gradle este ano completa 12 anos e, apesar de ter se tornado a ferramenta de build adotada no desenvolvimento Android, no mundo Java ainda não superou em adoção o Maven.
É curioso isto, por que de um lado temos uma solução baseada em uma notação bastante arcaica (e eu diria que inclusive difícil pra principiantes) que é o XML, e do outro temos Groovy por baixo dos panos.
Alguns poderiam dizer que é a grande quantidade de repositórios que foi criada para se gerenciar dependências, mas mesmo assim, o Gradle tira proveito deste importante recurso, o que não justificaria esta não dominância.
Ainda mais interessante: de um lado temos uma solução declarativa (Maven), enquanto do outro uma que nos permite ter um controle bem mais fino sobre o nosso processo de build com a inclusão de scripts (Gradle) o que, em teoria, facilitaria a adoção por aqueles que estão começando.
Hoje por curiosidade resolvi fazer uma busca no Google Trends comparando os dois tópicos - Maven e Gradle - e tive uma surpresa. Seguem os resutlados:
De 1/1/2007, quando o Gradle foi lançado, até hoje, comparando com Maven, nos EUA:
https://trends.google.com/trends/explore?date=2007-01-01%202019-01-22&geo=US&q=gradle,maven
Agora, o mesmo resultado para o Brasil:
https://trends.google.com/trends/explore?date=2007-01-01%202019-01-22&geo=BR&q=gradle,maven
Talvez esta não seja a melhor métrica ou mesmo a minha busca no trends esteja incorreta, mas acredito que dá pra mostrar a ideia.
Então pergunto aqui: na opinião de vocês, o que impede que o Gradle enterre o Maven?