Eu escrevi um livro sobre Spring alguns anos atrás que, apesar de lidar com a versão 3.0 do framework ainda é atual e trata a fundo como o Spring em si funciona, incluindo a questão das APIs. Se chama “Vire o Jogo com Spring Framework”. A ideia ele é se aprofundar realmente no tema, então se for isto que está querendo, apesar de curioso, recomendo meu livro.
(a crítica que me fizeram a este livro é que ele era “pouco prático”. E de fato não é prático, não escrevo tutoriais, escrevo livros)
Se for pra entender como o Spring Boot realmente funciona, minha recomendação é em um primeiro momento ignorar a compra de qualquer curso ou livro e partir pra leitura sequencial da própria documentação do mesmo. É inclusive uma destas documentações que pode ser lida como um livro, por que é muito bem escrita.
Se quiser ir mais à fundo ainda, minha sugestão é ignorar no primeiro momento a documentação do Spring Boot e partir pra leitura sequencial da documentação do próprio Spring. ALI tem toda a base.
E ignoraria pelo menos por enquanto os guias que publicam no site do Spring Boot, por que se partir deles, vai ver como configurar e tal, mas dificilmente vai entender de fato como aquilo funciona.