Taverna /dev/All

Pedido de indicação: Curso API Spring Boot

Olá.

Estou procurando por cursos sobre criação de APIs REST em Spring Boot. Recomendação de livros também são válidas.

Fiz um curso na Caelum e entendi bastante coisa. Porém, só seguindo uma apostila, não sinto que conseguirei aplicar os conceitos. Fica tudo muito preso naquele cenário específico.

Tenho acesso à Alura, também. Mas achei o curso de Spring MVC deles meio confuso.

Eu escrevi um livro sobre Spring alguns anos atrás que, apesar de lidar com a versão 3.0 do framework ainda é atual e trata a fundo como o Spring em si funciona, incluindo a questão das APIs. Se chama “Vire o Jogo com Spring Framework”. A ideia ele é se aprofundar realmente no tema, então se for isto que está querendo, apesar de curioso, recomendo meu livro.

(a crítica que me fizeram a este livro é que ele era “pouco prático”. E de fato não é prático, não escrevo tutoriais, escrevo livros)

Se for pra entender como o Spring Boot realmente funciona, minha recomendação é em um primeiro momento ignorar a compra de qualquer curso ou livro e partir pra leitura sequencial da própria documentação do mesmo. É inclusive uma destas documentações que pode ser lida como um livro, por que é muito bem escrita.

Se quiser ir mais à fundo ainda, minha sugestão é ignorar no primeiro momento a documentação do Spring Boot e partir pra leitura sequencial da documentação do próprio Spring. ALI tem toda a base.

E ignoraria pelo menos por enquanto os guias que publicam no site do Spring Boot, por que se partir deles, vai ver como configurar e tal, mas dificilmente vai entender de fato como aquilo funciona.

Oi, @kicolobo. Já li o sumário do seu livro. É realmente interessante.

No caso, eu não sei o que procuro. Eu quero aprender a usar de fato o Spring. Primeiro, de modo prático (já que tenho demanda para desenvolver uma API), e depois explorar o framework para ver suas reais capacidades e etcetera.

De fato sinto dificuldade em achar uma trilha de ensino ou ao menos orientação sobre “o que fazer” nessa situação. Seus conselhos são bem-vindos.

[]'s

se eu fosse começar a aprender o Spring Boot na prática hoje seguiria pela documentação.

parece que é teórico, mas a quantidade de tempo que vai te economizar compensa e muito. Pega a do Spring Boot primeiro já que há pressão para já ir entregando as coisas. Umas três, quatro horas de leitura no máximo se for sequencial.

Interessante.

Aproveitando, permita-me perguntar: como se dá/faz essa leitura?

(Taí uma coisa que nunca me foi ensinada: como ler documentações?)

Eu sempre usei documentação apenas para entender o que uma classe faz. Todavia, não creio que esse seja o caso, afinal eu lia em casos específicos.

Seria o caso de ler sequencialmente?

No caso da documentação do Spring, tal como faria se estivesse lendo um livro mesmo: dá pra ler sequencialmente, do início até o final do documento.

Por que ele vai desde o básico, explicando os conceitos fundamentais e, na sequência, apresentando os recursos do framework, até chegar nos endpoints, nos recursos de cloud, etc.

1 Curtida

Obrigado, Kico. Como sempre, fenomenal em suas respostas.

opa, valeu!

Aparece mais por aí, você sempre trás questões top pra gente!

1 Curtida

itexto