Taverna /dev/All

Oportunidades em plataformas fora do mainstream

No dia a dia muitas vezes as plataformas que usamos acabam ficando bem limitadas: Windows/Linux, Web e Mobile (iOS/Android). No entanto há diversas outras por aí que raramente vemos pessoas falando a respeito.

Apenas para citar algumas:

webOS - https://www.webosose.org (nesta eu pessoalmente investi quando ainda estava nas mãos da Palm)

image

QNX - https://blackberry.qnx.com/en - sistema operacional de tempo real para aplicações realtime do tipo hard

Tizen - https://www.tizen.org - o sistema operacional criado pela Samsung pra substituir o Android (e que é usado nos smartwatches dela)

KaiOS - https://www.kaiostech.com - para mercados emergentes, é um SO voltado para feature phones que tenta trazer recursos de smartfones para este segmento (muito interessante).

(me soam como mundos alienígenas a serem explorados, por isto a imagem do post)

E estas são apenas algumas plataformas que, apesar de pouco faladas, estão bem vivas, possuem um mercado mas que não caem no mainstream (aliás, mainstream é sempre o ponto, né?).

Ok, entendo que não há muitas vagas no mercado para tal, o que justifica serem pouco faladas, então direciono esta pergunta para você, pessoalmente: quais plataformas fora do mainstream você gostaria de experimentar/trabalhar com?

Pessoalmente, vejo uma oportunidade de negócio monstruosa nestes segmentos. Lembro que a plataforma que mais dava dinheiro para desenvolvedores até bem pouco tempo atrás era a Blackberry, justamente pela carência de apps.

E nem estou falando de plataformas de desenvolvimento: Qt, por exemplo, é fantástico, mas pouquíssimo difundido.

Quais plataformas fora do mainstream vocês consideram oportunidades profissionais? Alguma ideia?

1 Curtida

itexto