Olá,
Postei no twitter (https://twitter.com/hlmerscher/status/1139459053845917696) algo que tem me incomodado ultimamente, com o intuito de saber o que outras pessoas acham, e também para compartilhar minha experiência e ponto de vista.
Tenho notado aqui na Europa que muitos recrutadores tem usado o termo “remote friendly” para atrair candidatos. Na grande maioria das descrições das vagas, ou na limitada quantidade de informações compartilhadas, não mencionam exatamente o que o termo “remote friendly” significa para eles. Na maioria das vezes isso quer dizer: permitimos trabalho remoto 1 vez por semana, ou, você tem essa cota de dias no mês que pode usar para trabalhar remoto quando precisar. Algumas empresas são mais flexíveis que outras nesses termos, mas no geral sempre tem a limitação de não poder ser totalmente remoto.
Somando minha vida profissional como programador, passei metade dela em cada esquema de trabalho até o momento. Quase 3 anos em empresas locais da minha cidade natal, 4 anos remoto, e mais 2 anos presencial (aqui em Berlim).
Não tenho nada contra empresas que só contratam presencial. Em alguns casos não faz sentido, algumas pessoas não se sentem produtivas trabalhando de casa, etc, tudo vai depender do contexto no fim das contas. Ser “remote friendly” do meu ponto de vista seria de fato apoiar trabalho remoto/home office (há quem diga que esses 2 termos tem diferenças, mas isso já é outro assunto). Vejo vantagens e desvantagens nas 2 modalidades.
Ainda que seja algo vantajoso (afinal, melhor trabalhar alguns dias remoto do que não ter essa opção), me soa como pegadinha para ludibriar candidatos.