Taverna /dev/All

O que está ocorrendo com o .net hoje?

image

Já faz um tempo que voltei a acompanhar mais de perto o que ocorre na plataforma .net, mas como um forasteiro javeiro e não como alguém que esteja lidando diretamente com a tecnologia. Recentemente começamos a atuar com maior intensidade na plataforma, mas confesso que ainda me encontro um pouco confuso.

Primeiro é estranho saber quem vai morrer e quem vai prosperar. Há dois .net frameworks agora: o clássico e o core, sendo que o primeiro, aparentemente, será descontinuado em favor do Core (https://betanews.com/2019/05/07/future-of-dotnet/) e o release 4.8 será seu último. Daqui pra frente reinará apenas o .net Core (o que acho positivo, visto que é realmente multiplataforma - e sair do Windows é uma necessidade).

E aí entra a questão do Web Forms que me faz sentir novamente os mesmos calafrios que senti na época em que descontinuaram o VB6. Aparentemente ele não será portado para o .net Core, ou seja, é tecnologia morta agora (https://dzone.com/articles/net-5-is-the-future-of-net-what-every-net-develope) até aonde pude ver.

Então pergunto a vocês, que tem uma vivência melhor nesta plataforma: .net (pensando agora apenas no Core já que o clássico será jogado fora) como plataforma para novos projetos hoje. É viável? Tem futuro real? O que de fato está acontecendo na visão de vocês?

Legados mantém no .Net 4.8 e novos projetos .Net Core.

O futuro será essa “unificação”:

http://www.macoratti.net/19/07/net5_net1.htm

É viável e realidade para projetos em produção. A base de conhecimento é praticamente a mesma do .Net antigo. Mas é uma tecnologia mais leve e enxuta para os novos tempos, podendo competir por exemplo com Nodejs.

VB: Maioria não quer usar para novos projetos. Legados ainda podem ser mantidos, a tecnologia nao sumiu. Conheço muitos lugares que ainda estão mantendo sistemas em VB.

WebForms: Já deve ter mais de uma década que está em desuso para novos projetos, onde nem se imaginava .Net Core. Não conheço ninguém hoje que gostaria de criar um novo projeto component based aos moldes de WebForms e até mesmo JSF, que surgiu depois na onda do WebForms.

1 Curtida

É viável sim. Tem alguns pontos interessantes:

  1. Dot Net nasceu como uma plataforma multi linguagem
  2. C#, como linguagem, é a mais eficiente que eu conheço. Ela suporta recursos funcionais, tem a curva de aprendizado baixa e você consegue ser produtivo com ela sem precisar muito esforço.
  3. Dot Net core é multi plataforma. Funciona muito bem com Linux, e Mac osx.
  4. O runtime tem boa performance. É tão eficiente quanto a linguagem go.
  5. Amplo suporte oferecido pela red hat.

Com base nesses pontos aí, eu acredito que já é até uma tecnologia consolida.

1 Curtida

itexto