Já faz um tempo que voltei a acompanhar mais de perto o que ocorre na plataforma .net, mas como um forasteiro javeiro e não como alguém que esteja lidando diretamente com a tecnologia. Recentemente começamos a atuar com maior intensidade na plataforma, mas confesso que ainda me encontro um pouco confuso.
Primeiro é estranho saber quem vai morrer e quem vai prosperar. Há dois .net frameworks agora: o clássico e o core, sendo que o primeiro, aparentemente, será descontinuado em favor do Core (https://betanews.com/2019/05/07/future-of-dotnet/) e o release 4.8 será seu último. Daqui pra frente reinará apenas o .net Core (o que acho positivo, visto que é realmente multiplataforma - e sair do Windows é uma necessidade).
E aí entra a questão do Web Forms que me faz sentir novamente os mesmos calafrios que senti na época em que descontinuaram o VB6. Aparentemente ele não será portado para o .net Core, ou seja, é tecnologia morta agora (https://dzone.com/articles/net-5-is-the-future-of-net-what-every-net-develope) até aonde pude ver.
Então pergunto a vocês, que tem uma vivência melhor nesta plataforma: .net (pensando agora apenas no Core já que o clássico será jogado fora) como plataforma para novos projetos hoje. É viável? Tem futuro real? O que de fato está acontecendo na visão de vocês?