Achava que era só comigo, mas não: mais e mais pessoas estão usando texto simples como ferramenta básica pra essencialmente tudo. Vou contar minha história aqui e, ao final, mostro algo interessante que acabei de descobrir.
Tudo começou com o Asciidoctor que pouco a pouco foi substituindo editores de texto como o Word pra mim. Com ele eu passei a escrever as propostas aqui da itexto, nossos procedimentos internos, documentos arquiteturais… E ainda compilava o resultado pra PDF, epub, html, etc.
Logo na sequência iniciei uma busca por ferramentas UML que pudessem substituir minha ferramenta favorita até então, o Astah Community. Surgiu na minha vida o PlantUML e boom: nunca mais usei o mouse pra fazer um diagrama sequer.
E a coisa foi continuando: me dei conta que meu uso de IDE até aquele momento era mínimo por causa do Grails que tem um modo de trabalho que dispensa qualquer ferramenta mais complexa que um editor de textos simples (pra mim, importante ressaltar, pode não ser pra você).
E pouco a pouco, dia após dia, cheguei em uma situação na qual hoje uso apenas dois programas:
- Visual Studio Code - pra editar todo tipo de texto, código fonte e diagramas que preciso.
- Visual Studio normal - por que de forma acidental recentemente comecei a me tornar um desenvolvedor .net também
E isto: 90% do que faço hoje é com arquivos texto (o que mostra que programo bem pouco em .net). Minhas notas pessoais são arquivos texto, meu calendário é um arquivo texto, minhas listas de coisas a fazer… tudo (ou quase).
E hoje, acidentalmente, lendo uma matéria no OSNews chamada “The Plain Text Project” topei com um PROJETO que visa obter este mesmo estilo de vida.
Segue o link pro projeto: https://plaintextproject.online/
Recomendo a seção de links.
E vocês? Estão passando por algo similar?