Taverna /dev/All

O custo da informação - até quando/quanto a estruturação dos dados se paga?

Muitos anos atrás topei com este artigo na ACM Queue: The Cost of Data e acho que seria interessante compartilhar aqui também para discutirmos a respeito.

Nele (é de 2005!) se discute a emergência daquilo que pouco mais a frente iríamos chamar de big data (começamos a chamar na realidade) ou bases de dados nosql. O termo usado na época era informação semi estruturada.

E o foco principal do artigo é: quanto custa para termos informações altamente estruturadas? Qual o real custo/benefício de termos bases de dados altamente normalizadas e quando de fato isto vale à pena?

É um questionamento interessantíssimo se formos parar pra pensar: entra aí o custo de análise, processamento, otimização, manutenção dos dados.

E aí entra a grande questão: vale à pena o esforço de se estruturalizar a informação quando o valor da informação é baixo?

Leitura interessantíssima que acho interessante compartilhar aqui para iniciarmos nossa discussão.

Segue o link para o artigo: https://queue.acm.org/detail.cfm?id=1103843

2 Curtidas

apenas uma nota: este artigo me levou ao meu primeiro contato com o mundo NoSQL, é portanto um dos mais importantes do ponto de vista pessoa/profissional para mim.

1 Curtida

itexto