Olá pessoal!!!
Tenho algumas considerações a fazer… Vamos lá…
1- Se a sua empresa já tem o PostgreSQL e não tem como investir em mais um SGBD, ele pode ser usado como um NoSQL e vai atender bem
2- Se a sua empresa ainda não tem um SGBD, vai manipular dados semi-estruturados no formato JSON, o MongoDB e lindo! Por que permite a análise detalhada e com um desempenho melhor que o Postgress em atributos específicos do JSON…
Neste ponto é preciso estar atento a algumas características do MongoDB e que podem impactar na escolha:
- Se vai usar a versão community tenha cuidado com os termos da licença. Seu software precisará ser open source e compatível com a licençca do MongoDB (exceto aplicações internas);
- A arquitetura recomendada para utilização do MongoDB em produção, tem no mínimo 3 servidores (a replicação é automática, mas precisa de um número ímpar de servidores);
- Se vai usar a versão Enterprise, esteja atento ao preço, mas tb veja as vantagens (como o suporte oficial);
3 - Se a sua empresa tem um banco de dados PostgreSQL crítico, dividir as demandas com um MongoDB (lembrando que temos o MongoDB Atlas que é a versão na nuvem ou mesmo com o MongoDB on premise) pode ser uma boa estratégia…
Sobre usar ou não o PostgreSQL como banco de dados NoSQL:
- Use-o se sua empresa já tem o PostgreSQL e não pode investir tempo, dinheiro e equipe em mais um SGBD. Na minha opinião, dos bancos relacionais, o PostgreSQL é o que melhor faz o papel de BD NoSQL.
- Se o volume de dados é muito grande, se a sua empresa fará análises complexas em documentos JSON e pode investir em mais um SGBD use o MongoDB
Resumindo… Não acho que o MongoDB perdeu a relevância, acho que felizmente ele é uma das possibilidades que nós temos
Super obrigado, desculpem se não fui muito clara, e estejam a vontade para conversarmos sobre esse assunto tão fofo!
Dani