Taverna /dev/All

Micronaut - primeiras impressões

image

Após semanas experimentando e estudando o Micronaut (https://micronaut.io) exponho aqui as minhas primeiras impressões sobre o framework: https://www.itexto.com.br/devkico/?p=2850

Espero que este post lhes ajudem a dar os primeiros passos com ele. Não mostro código ainda (na realidade, nem precisa neste primeiro momento), mas levanto os pontos que mais chamaram minha atenção e que justificam (ou não) sua adoção na escrita de micro serviços.

Lembrando que esta é apenas minha visão inicial sobre o tema.

1 Curtida

bem legal o post e o framework.
estou afastado do desenvolvimento web tem um tempinho mas bem legal conhecer sobre essa nova solução.
se precisar fazer algo em java novamente vou testar
obrigado por compartilhar

1 Curtida

Muito bom o post. No momento estou avaliando o Micronaut e o Quarkus para criar alguns microserviços, mas ainda tenho o receio porque ainda são recentes?

@kicolobo qual tem sido sua experiência com ele até o momento, no projeto que falou que estava comçando a trabalhar no post? Já experimentou o Quarkus?

opa, fiquei alguns dias fora daqui, desculpe a demora na resposta!

Olha, do ponto de vista de desenvolvimento, é exatamente o que tenho com Spring, talvez um pouco pior ainda, por que o ferramental do Spring é bem mais maduro (e entra aqui também o fato de que tenho muito mais experiência com Maven que Gradle).

Do ponto de vista de produção, não estou vendo estes ganhos imensos, em parte por que como uso JPA, parte do ganho é perdido. Há agora um projeto chamado Micronaut Data que promete resolver isto, mas ainda não usei.

itexto