Taverna /dev/All

JavaScript pode dar novo fôlego ao desktop?

Com o lançamento do Chrome 70 aplicações PWA agora podem ser usadas em ambientes desktop no Windows e Linux (https://developers.google.com/web/updates/2018/10/nic70#dpwa-windows - mac em breve?)

Enquanto isto, temos iniciativas como o Electron que nos permite o encapsulamento de aplicações JS para o desktop (https://electronjs.org/)

Do ponto de vista gerencial é interessantíssimo trazer a experiência do desenvolvedor frontend, hoje tão focado na web, para o desktop.

Sendo assim, pergunto: será que agora, com PWA do lado desktop veremos um ressurgimento do interesse no desenvolvimento para este tipo de ambiente?

mais que um fôlego, acho que pode realmente revitalizar, por que o ferramental que temos para interfaces ricas com HTML 5 é hoje algo MUITO poderoso, talvez até mesmo mais do que temos nas demais plataformas desktop.

Ah, sei não. Aqui na empresa tô fazendo um lancezinho pra desk em Java. A galera considerou o Electron e depois preferiram Java, acho dificil o mercado se mudar dessa forma. Pra Desktop Java é sempre a primeira q vem na cabeça

por que Java desbancou o Electron no seu caso?

O principal fator sem dúvida é que, bem, eu sou um desenvolvedor Java. :laughing:

Mas arrisco dizer que eu preferi pegar java do que aceitar o novo desafio por achar a ferramenta ainda muito menos poderosa que o Java. :slight_smile:

quais seriam as principais limitações?

De forma resumida e em inglês:

In my experience, Electron apps tend to be bloated, not very performant and/or energy inefficient. This means that developers make a choice regarding users’ disk space, user experience and battery life. The extent to which users notice any of this is of course dependent on a combination of their machine (e.g. old/new hardware, laptop/desktop) and the application being run.

Also, since you don’t use the platform’s native widgets, there’s poor (or nonexistent?) accessibility features for users with special needs - not to mention the implications (HCI-wise) of redefining/replacing standard interface elements.

In my opinion, all this reeks of poor design, and is arguably (in some cases) downright user-hostile and unethical.

To portray it as “native” is, frankly, ridiculous.

1 Curtida

itexto