Taverna /dev/All

Java no desktop: JavaFX, Swing. Quem tá vivo e quem tá morrendo?

Pois é pessoal, depois de um bom tempo apareceu um projeto desktop para implementarmos aqui, e em Java!

Então, muito sob influência do @jcbritobr comecei a dar os primeiros passos com o JavaFX. Mas por muitos anos usei o Swing.

Então gostaria de saber: como anda o mundo desktop no Java? Swing ainda é viável ou já é considerado tecnologia a ser evitada? E o JavaFX? Vi que saiu da Oracle, que tem uma empresa chamada Gluon dando manutenção inclusive no projeto, como anda?

Ainda existe aquele recurso de integrar Swing no JavaFX? Qual tem sido a experiência de vocês?

1 Curtida

Vou dar meus cinco centavos de contribuição:

Então gostaria de saber: como anda o mundo desktop no Java?

Acho que ainda é uma excelente opção, não há muitas inovações por já ser bem maduro. Acredito que componente de browser que continua sendo um desafio.

Swing ainda é viável ou já é considerado tecnologia a ser evitada?

Acredito que seja muito viável, principalmente quando falamos em multiplataformas, acho uma excelente opção.

E o JavaFX? Vi que saiu da Oracle, que tem uma empresa chamada Gluon dando manutenção inclusive no projeto, como anda?

Foi necessário sair, para diminuir o tamanho da JDK e permitir que o projeto evolua mais rápido, a Gluon faz um bom trabalho em evoluir a tecnologia, fora o suporte pago que é uma opção. O JavaFX continua sendo uma excelente opção para interfaces ricas, quando o swing não atende essas questões, ou até para mobile.

Ainda existe aquele recurso de integrar Swing no JavaFX?

Sim é transparente para o JavaFX e Swing.

Qual tem sido a experiência de vocês?

Utilizei o JavaFx para um projeto que era necessário criar um gráfico em tempo real do som do microfone, e tinha que ser multiplataforma (inclusive celular). Foi uma grata surpresa pois tanto a parte de som quanto o de renderização funcionaram muito bem e API foi bem fácil de trabalhar. Não precisei recorrer a bibliotecas de terceiros e foi muito bom.

Utilizo swing para aplicações mais comuns como utilitários ou aplicações que necessitam interagir com algum hardware (para substituir applets). Para mim funciona muito bem.

Lembro que existem outras alternativas em Java:

Autumn Lamonte / jexer · GitLab (esse roda em cima do swing)

1 Curtida

SWT, grata lembrança!

Agora… este Lanterna… Minha nossa, um ncurses pro Java!!!

Sua resposta está sendo de grande valia. Estou num momento de decisão do que usar. Tenho um pequeno projeto que precisa ser em Java mas que fará uso de recursos da máquina local. Já tenho um norte. Obrigado.

1 Curtida

Gostei muito foi do Jexer, ele me lembra as interfaces do Clipper, nostalgia pura!!!

Fico feliz demais em contribuir! Sempre que posso olho o taverna pra participar, já não consigo participar no Stack Overflow, acho que o formato de lá não me atrai mais.

uai Ivan, então bora mandar umas discussões mais quentes aqui!

1 Curtida

itexto