Taverna /dev/All

Gerenciamento de estado é uma dor de cabeça bruta

Opa, belezas?

Disclaimer: eu sou dev backend há uns bons anos mas fui “full stack” na época em que os frameworks baseados em servlets e JSP eram dominantes no mundo Java. Ou seja, tem muito tempo que não tenho experiências com front.

Recentemente decidi experimentar ClojureScript e fazer uma app web pequena que pesquisa eventos usando a API pública da Ticketmaster, exibe os eventos para o usuário, permite marcar favoritos, tem paginação básica e algumas opções de ordenação. O sistema ainda não tá pronto mas já posso dizer que de todos os PITAs que eu tive, gerenciamento de estado (mutação) foi de longe o pior até agora. Imagino que a experiência no backend, especialmente com serviços stateless, contribuiu para que eu achasse manutenção de estado particularmente complicado.

Quem tem experiência em desenvolvimento frontend tem essa mesma impressão? Se sim, têm dicas para tornar essa gerenciamento de estado menos complicado? Além disso, o que mais “pega” em desenvolvimento frontend? Testes, talvez?

Quem tiver curioso e quiser dar uma olhada no código (WIP), ele tá em https://github.com/matheusemm/lab-events/tree/focus-on-tests.

Abraços

1 Curtida

O que é “PITA”?
O que por exemplo precisa guardar o estado?

Foi mal pela sigla. :slight_smile: PITA - pain in the ass.

O que eu tenho visto nessa experiência é que existem diferentes ações que alteram não apenas um elemento do estado mas um conjunto de elementos. Por exemplo: depois de uma pesquisa eu preciso alterar no estado a lista de eventos, a página corrente (para paginação), e a lista de favoritos (para poder salvar o estado de “favorito” entre paginações). A ação de paginar também toca nesse mesmo conjunto de atributos do estado.

Quanto maior o número de ações maiores as chances de existirem essas interconexões entre atributos do estado e mais complicado pode ficar o seu gerenciamento.