Em 2014 escrevi este post no meu blog sobre Filosofia: http://www.itexto.net/devkico/?p=1818
E recentemente o tema voltou a me atacar: meu primeiro curso (que não terminei) foi justamente o de Filosofia na UFMG. Houve um tempo em que acreditei ser este o maior erro da minha vida, mas hoje, com 39 anos (e daqui a alguns meses completando 40), vejo que foi o maior acerto profissional que tive.
Isto por que o filósofo lida, antes de mais nada, com duas questões:
- O levantamento de problemas
- A busca por definições
No meu caso, creio que o segundo ponto foi o mais importante: a filosofia me possibilitou uma visão mais crítica a respeito dos sistemas que projeto. A questão “o que é isto?” é vital no momento em que os requisitos vão sendo levantados.
Não apenas isto, mas a própria lógica, que também se manifesta na busca por estas definições (há matérias de lógica em Filosofia, sabiam?). Creio que até mesmo a lógica que aprendi me tornou um programador melhor.
E mais do que isto, escrever. Filosofia me forçou a primeiro, resolver meu analfabetismo funcional (percebi isto rapidamente quando entrei na faculdade) e, consequentemente, no esforço em escrever bem, pois algo que aprendi foi que se você realmente conhece algo, você é capaz de descrever este objeto em palavras por escrito.
Então levanto aqui o questionamento: você, ,que trabalha com programação, se interessa por estes assuntos? Vê a leitura tanto da filosofia quanto da literatura como algo que pode agregar mais à sua capacidade técnica enquanto desenvolvedor?