Taverna /dev/All

Filosofia pra quê se meu trabalho é programar?

Em 2014 escrevi este post no meu blog sobre Filosofia: http://www.itexto.net/devkico/?p=1818

E recentemente o tema voltou a me atacar: meu primeiro curso (que não terminei) foi justamente o de Filosofia na UFMG. Houve um tempo em que acreditei ser este o maior erro da minha vida, mas hoje, com 39 anos (e daqui a alguns meses completando 40), vejo que foi o maior acerto profissional que tive.

Isto por que o filósofo lida, antes de mais nada, com duas questões:

  • O levantamento de problemas
  • A busca por definições

No meu caso, creio que o segundo ponto foi o mais importante: a filosofia me possibilitou uma visão mais crítica a respeito dos sistemas que projeto. A questão “o que é isto?” é vital no momento em que os requisitos vão sendo levantados.

Não apenas isto, mas a própria lógica, que também se manifesta na busca por estas definições (há matérias de lógica em Filosofia, sabiam?). Creio que até mesmo a lógica que aprendi me tornou um programador melhor.

E mais do que isto, escrever. Filosofia me forçou a primeiro, resolver meu analfabetismo funcional (percebi isto rapidamente quando entrei na faculdade) e, consequentemente, no esforço em escrever bem, pois algo que aprendi foi que se você realmente conhece algo, você é capaz de descrever este objeto em palavras por escrito.

Então levanto aqui o questionamento: você, ,que trabalha com programação, se interessa por estes assuntos? Vê a leitura tanto da filosofia quanto da literatura como algo que pode agregar mais à sua capacidade técnica enquanto desenvolvedor?

1 Curtida

Sim.

Acredito que a filosofia tenha me ajudado muito no processo de aprendizado da tecnologia por que ela me possibilitou uma desconstrução mental gigante. Além disso, me pareceu que a capacidade de “ver além” do problema foi fortalecida por um pensamento mais filosófico.

Fico feliz de encontrar um companheiro que assim como eu se interessa pelos campos de estudos da Filosofia e do T.I.

Ah, e para finalizar, o estudo dos conceitos de Ética é sempre importante!

eu também acho, mesmo por que os problemas reais não são técnicos, e sim humanos.

1 Curtida

itexto