Taverna /dev/All

Docker em crise? Vamos pensar em alternativas?

image

Algum tempo atrás já havia lido algo a respeito, mas hoje pela manhã topei com um link no Slashdot que reascendeu a discussão: aparentemente Docker, a empresa, está em sérios apuros.

Claro que Docker, a tecnologia, por ser open source, não vai ir pro Hades, mas agora que temos uma tecnologia tão adotada, não podemos ignorar seu futuro sem alguém que bata o tambor.

A questão a respeito do futuro da empresa foi levantada após um e-mail enviado por seu CEO aos funcionários em que diz que, “apesar das incertezas, estamos negociando com investidores para que tenhamos fundos para continuar nossas iniciativas” (tradução minha). Vocês podem ler o artigo original aqui.

Apesar do Docker não ir embora tão cedo, acho que é interessante pensarmos em alternativas a este (e isto é especialmente importante quando de repente quando se pensa em containers automaticamente se pensa em uma única solução). Sendo assim segue aqui uma lista com algumas pra que a gente possa pensar mais a respeito:

(encontrei estas alternativas neste link )

E aí, o que acham? Já experimentaram alternativas ao Docker? Como seria um mundo “pós Docker Inc.”?

2 Curtidas

é bem complexo tocar uma empresa que o produto é open source.
e quando o produto é apenas código a complexidade aumenta ainda mais.
exemplo: o Snapchat se negou a ser comprado pelo Facebook e o que aconteceu? Facebook copiou tudo no Instagram e hoje o Instagram já tem batido o Facebook na parte de Ads. No caminho contrário, negócios que lidam com o mundo físico por mais simples que seja o modelo negócio só copiar não funciona.
a Elastic que é a criadora da stack ELK de monitoria passa por isso também, a AWS e Google Cloud tem tudo que precisam para pegar a stack deles e vender como serviço. Então, eles tem que se virar para arrumar uma forma de ganhar grana de outra forma sem ter que mudar a licensa do código igual o MongoDB fez.
Acho que o Docker vacilou em termos de empresa em se jogar cedo no mercado sem tooling, e o mercado e o mundo open source foi mais rápido e criou esse tooling por eles, por exemplo, Kubernetes.

Alternativas?

4 Curtidas

itexto