Taverna /dev/All

Devo aprender Ruby on Rails em 2020 (se sim, como?)?

image

Muitos anos atrás (2007, 2008) comecei a aprender Ruby on Rails com livro do Fabio Akita (livro incrível, diga-se de passagem), mas na época o framework não era tão legal assim, havia muitos problemas e eu já tinha uma base Java. Então aprendi Grails (e com isto acabei criando o Grails Brasil - http://www.grailsbrasil.com.br e o resto é história) e este foi o meu caminho.

No entanto sempre topo com projetos maravilhosos feitos em Ruby on Rails e nunca tive a oportunidade de aprender de fato o framework. Estamos em 2020: decidi aprender Rails direito. Qual a opinião de vocês a respeito? Ainda vale à pena (creio que sim!)?

Como está o ecossistema Ruby on Rails hoje em dia? Por onde começar? Quais os recursos mais interessantes?

1 Curtida

acho q tem mta gente ainda entregando solução no mercado com Rails ainda e tem muito mercado tbm p/ quem da manutenção pq com o boom de Rails sobrou app por ai no ar pq o fã de hype largou e foi p/ o próximo.

eu parei de usar faz tempo mas tenho contatos q ainda usam. No Brasil quem conheço que usa é a Resultado Digitais, BioRitmo/SmartFit e Beep Saúde, por exemplo

Com certeza.

Rails vai te abrir uma perspectiva que talvez nenhum outro framework abra. Todos os “novos” frameworks atualmente são de alguma forma baseados em Rails ou tiraram muitas ideas do padrão REST e convention over configuration dele.

O framework está bem mais estável. Não tem mais aquele boom de muita coisa mudando e muita gente nova usando. Ou seja, há mais estabilidade e a preocupação agora é continuar sendo muito bom e prazeroso, mas também continuar com as melhorias de velocidade face a novos tipos de API puro JS e GraphQL.

Interessante também adicionar que apesar de bastante “opinionado”, ele se integra bem com GraphQL e com Webpack e todo esse ecossistema JS.

1 Curtida

E ele ainda tem aqueles recursos de scaffolding Lucas?

Por onde começo, alguma sugestão?
Já pego a versão 5.2 mesmo ou existe alguma anterior que se tornou a mais popular (tipo o Delphi 7 e Java 8, e Python 2)?

1 Curtida

Ruby e Ruby on Rails ainda continuarão no mercado por um bom tempo.

Aqui na Europa eu diria que Rails é tão popular nas empresas quanto React.js. Moro na Alemanha, e vagas de Ruby são bem comuns, recebo muitas mensagens de recrutadores para trabalhar com essa stack. Não só para manter legados, mas startups novas começando agora que decidiram adotar Ruby+Rails pela produtividade de colocar algo em produção. E o ecossistema Ruby para desenvolvimento web é excelente. Ruby ainda é uma linguagem querida entre muitos programadores.

O guia oficial do Rails ainda é o melhor na minha humilde opinião: https://guides.rubyonrails.org. Aprendi por ele, e sempre que preciso volto nele para consultar.

Um outro framework construído com base no Rails, mas com algumas ideias diferentes com a intenção de incentivar um design menos acoplado é o Hanami: https://guides.hanamirb.org. Mesmo que opte por não utiliza-lo, recomendo dar uma olhada na documentação pois tem algumas boas ideias que alguns profissionais utilizam para melhor organizar o código quando a aplicação começa a crescer muito.

1 Curtida

A comunidade Rails tem o hábito de acompanhar as versões do framework. Todos que conheço trabalhando com Rails usam a versão 5 ou acima. A versão atual é 6.0. Para quem está começando agora, e não precisa manter uma versão anterior, já pode ir direto pra versão 6.

Desde a versão 3, a base do framework mudou pouco. Cada nova versão foram incrementos sem nada radical.

1 Curtida

Concordo com @lucasarruda, Ruby on Rails foi um “advento” importante. Frameworks de plataformas mais consagradas como .NET e Java copiaram suas características mais produtivas. No passado após praticar Rails por causa da onda, me deparei com ASP.NET MVC, que achei melhor e me manteria na linguagem que acho melhor, o C#. Desde então não vi motivos para usar Rails.

1 Curtida

Acho que eu perdi essa mensagem e você já deve ter descoberto que tem né?

itexto