Para começar com o pé direito a categoria “Criando jogos”, por que não compartilharmos aqui boas fontes de leitura para aqueles que desejam iniciar ou se aprofundar neste assunto?
Inicio com algumas dicas de sites que recomendo bastante:
- Ponto V - http://www.pontov.com.br/site/ - brasileiro, mantido pelo Vinícius Godoy e cia, com muitos bons posts em português e de extrema qualidade.
- Fabien Sanglard’s Website - http://fabiensanglard.net/ - já quis saber como é o código fonte do Duke Nukem, Doom e diversos outros jogos famosos? Este é o seu lugar. É o autor de livros interessantíssimos (“black books”) sobre o funcionamento interno do Doom e Wolfenstein 3D - fenomenal
- GDC Vault - https://www.gdcvault.com/ - contém algumas palestras maravilhosas, especialmente as “post morten” nas quais desenvolvedores de jogos clássicos falam a respeito dos desafios técnicos que enfrentaram durante a implementação.
Alguns livros também são interessantes.
Computer Graphics - Theory into Practice - Jeffrey McConnell
Excelente, muita teoria sobre como funciona o desenvolvimento de gráficos computacionais.
Li este livro alguns anos atrás e foi uma das leituras mais fascinantes: segue o link da O’Reilly no qual vocês podem ver o sumário: http://shop.oreilly.com/product/9780596005559.do
É muito bacana, basicamente te ensina a implementar a inteligência dos oponentes no jogo. Muitas estratégias legais.
Estes são apenas alguns livros e sites que estou colocando aqui para enriquecer a discussão. Aguardo as contribuições de vocês.
PS: por que estou fazendo isto? Bom, por que de tempos em tempos escrevo meus jogos mas sempre ficam privados, mas em 2019 pretendo lançar o meu primeiro publicamente, vamos ver.