Taverna /dev/All

Como tem sido sua experiência de quarentena?

image

Bem pessoal, estamos nessa agora de ficarmos isolados em casa. Sendo assim achei que seria interessante que compartilhássemos aqui nossas experiências.

Como tem sido a vida de vocês em quarentena? O que tem feito pra melhorar?

Segue o meu relato: como a maior parte das pessoas, estou odiando.
A primeira semana foi sem sombra de dúvidas a mais difícil. Ficar em casa esta semana inteira sem ir à rua direito (só saí duas vezes bem cedo pra ir ao supermercado e não mais depois) se mostrou bem mais dura que imaginava.

Havíamos acabado de inaugurar a sede nova da itexto: estava amando muito trabalhar naquele lugar, de repente trabalhar de casa foi um choque, mas era o que devia ser feito. Em hipótese alguma colocaríamos a vida e saúde dos nossos colegas em risco.

Pra minha surpresa fiquei realmente bem deprimido nesta primeira semana. A dificuldade era realmente de respirar, sem nenhuma expectativa. Via os jornais nossos governantes fazendo merda atrás de merda e isto me gerou uma crise real de depressão em casa. Dificuldade imensa em fazer qualquer coisa.

Esta semana melhorou a coisa. Não me sinto mais tão pra baixo, voltei a fazer exercícios físicos em casa, organizei completamente meu home office e as coisas começam a andar mais rápido. Tem me ajudado bastante o contato com Nanna (minha esposa) leitura de bons textos, grupos de slack e meus colegas de trabalho, que agora só vejo remotamente.

Mas confesso que me causa profunda revolta ver o que nosso governo está fazendo, tanto que um dos momentos nos quais me sinto mais feliz é durante os panelaços. Mas é vida que segue.

Como anda a vida de vocês? O que têm feito pra aguentar? Como tem prosseguido? Quais as suas expectativas?

PS: estou começando a ficar otimista ao saber que pouquíssimas pessoas estão na rua esta semana

1 Curtida

do ponto de vista de trabalho não mudou nada, trabalho remoto desde novembro e meu time é todo remoto.

no resto, minha esposa agora tá em casa direto tem 1 semana trabalhando de casa, no primeiro dia conversamos sobre onde cada um ia trabalhar e tem sido assim desde então.

estamos nos dando bem trabalhando de casa respeitando o espaço um do outro. só q não entendeu foi a Nina que ficou achando no começo q era fds e ficava latindo e correndo querendo passear na praia como td fds.

o que pesou foi a gestão da cozinha, antes era comer no restaurante e agora temos q ficar fazendo comida tds os dias p/ todas as refeições e fazer gestão do estoque.

além disso, limpar a casa já que demos o suporte p/ a pessoa da faxina ficar em casa e não correr risco tbm.

a produtividade deu uma baixa no começo pela ansiedade de notícias mas já está sob controle agora.

torcer p/ passar logo, perder a liberdade de ir e vir é mto ruim.

2 Curtidas

Não gosto de home-office, mas estou fazendo um esforço de me habituar. Pelo menos uma vantagem, não ter que levantar tão cedo e pegar ônibus lotado (que, convenhamos, agora é arriscado).
Mas essas medidas drásticas são mesmo necessárias e são realmente eficientes em conter o problema. Gostei muito deste artigo, ele me deu uma certa esperança: https://medium.com/altruísmo-eficaz-brasil/corona-vírus-o-martelo-e-a-dança-d396553e928b
Tudo bem que é de um país onde os recursos são mais abundantes e os governantes não furam a cara ao comer com garfo, mas aqui a população e os governos locais estão dando um show.

1 Curtida

De home-office, mas não fico preso em casa, saio sempre pra dar uma volta de bicicleta no intervalo do almoço e no fim da tarde. Importante é manter distancia das pessoas, não pegar transporte público, nem uber, usar mascara e luvas, como os entregadores estão fazendo.

Há 2 anos atrás eu completava 4 anos trabalhando em home-office, e nos últimos 2 anos tenho trabalhado no escritório. Eu até prefiro home-office, consigo gerenciar melhor o meu tempo. Só o fato de evitar perder tempo em transporte público, tenho usado esse tempo para me exercitar, e com isso aumentei minha frequência de exercícios físicos e consigo mais tempo para leitura.

A desvantagem comigo tem sido a mesma que o @joao mencionou. Moro na Alemanha, onde a quantidade de casos está grande, porém muito bem controlada em termos de número de mortes. Mas a preocupação com familiares e amigos no Brasil cresce a cada dia com as posições absurdas do governo. E a família também se preocupa com a gente aqui. Controlar essa ansiedade e ficar longe de tantas notícias ruins tem sido o maior desafio! Querendo ou não isso impacta na nossa saúde mental.

Eu amo homeoffice, e embora não faça oficialmente HO, há uma boa liberdade aqui na firma para isso, e já estava mais dias em casa que no escritório antes de toda essa confusão.

Eu, minha esposa e minha mãe estamos meio que de boa. Temos que manter a casa funcionando em suas rotinas básicas e isso ajuda. Eu e minha esposa é que saímos quando necessário para mercado e farmácia.

O que tem me surpreendido são minhas filhas, de 7 e 12 anos, que estão até que suportando bem isso. Tenho forçado um pouco a mão com elas pra manter as rotinas em coisas com ir brincar durante o dia no quintal, pra não ficarem doidas durante a noite (já aconteceu). Horário pra banho, refeições, arrumar quartos.

Alguns cuidados alimentares também, pra ficar mais atento com frutas e água.

Como já trabalhei full HO, há uma cultura já estabelecida aqui em casa. Costumo ficar tranquilo, tenho meu canto para trabalhar, mas circulo pela casa pra batermos um papinho, fazermos um lanchinho, tomarmos um suco.

E assim os dias se vão.

Minhas duas primeiras semanas de home office foram bem ruins, a produtividade foi praticamente zero e mesmo o pouco que fiz saiu com uma qualidade meia-boca. :frowning:

Agora tem melhorado. Apesar de eu não estar muito otimista com o andamento da crise (mesmo aqui na Alemanha) e a tristeza em ver as notícias sobre como anda a epidemia no Brasil, passei a ver mais aspectos positivos de trabalhar em casa, ainda mais com o início da primavera no hemisfério norte.

Tá bem legal “encontrar” com minha esposa em horários que não nos víamos. Ela trabalha em um cômodo da casa, eu em outro, então temos ambientes tranquilos para ficarmos focados. Ao mesmo tempo é bem gostoso ir pegar água e encontrá-la. :heart: Também estamos aproveitando a varanda para tomar um pouquinho de sol. O tempo que ganhamos sem deslocamento estamos investindo seja em estudo, atividade física em casa, ou em entretenimento mesmo. No meu caso houve um efeito colateral muito positivo, emagreci 2 Kg até agora.

A minha empresa não se preparou para uma quarentena mas tem até se esforçado em criar boas condições para as pessoas trabalharem remotamente. Também ainda não sinalizou cortes nas equipes, o que dá um pouco de tranquilidade, mas não seria uma surpresa se ela fizesse algo nesse sentido ou recorresse ao governo (Kurzarbeit).

No fim das contas, da minha posição bastante privilegiada, não tenho muito do que reclamar e tem bastantes coisas positivas para serem apreciadas nessa situação.

1 Curtida

itexto