Taverna /dev/All

Com PWA aplicações nativas farão sentido a partir de 2019?

Na itexto estamos desenvolvendo alguns projetos baseados em PWA. E o que estamos observando é que na prática tornam o desenvolvimento de aplicações nativas algo irrelevante pra não dizer desnecessário.

  • Não temos dependência em relação às app stores (principalmente Apple, que é bem chatinha).
  • Podemos realizar a implantação de novas versões em tempo muito menor.
  • Temos acesso à esmagadora maioria dos recursos que precisamos nos dispositivos.
  • De graça ainda temos uma aplicação que pode executar no ambiente desktop também com a mesma base de código.
  • O usuário tem acesso imediato à aplicação - não precisa entrar na app store e de lá buscar o app…
  • Temos controle total sobre o ambiente de implantação (é o próprio servidor aonde o código se encontra)

E com a adoção do padrão PWA pela Apple, que era quem mais estava bloqueando este tipo de tecnologia, e sua adoção já em massa pelo Android, pergunto: o que justificaria o desenvolvimento de aplicações nativas a partir de 2019 ou mesmo a publicação de uma aplicação em uma loja de aplicativos?

Vocês estão experimentando algo similar? Qual a opinião de vocês?

1 Curtida

Toda tecnologia “nova” sofre da mesma barreira: Pensamento retrógrado por parte ou da coordenação ou dos desenvolvedores. PWA, ao meu ver, é uma tecnologia incrível e poderia ser adotada facilmente. Vai da aceitação da empresa para migrar os aplicativos.

Porém, para o desenvolvimento de novas coisas, acredito que as empresas mais “exploradoras” gostarão de testar essa tecnologia, mas as que tem o pensamento menos experimental podem vir a barrar o desenvolvimento.

2 Curtidas

Acredito que jogos, e aplicações que precisem de mais recursos (como acesso direto a arquivos, contatos…) ainda façam uso de tecnologias nativas, mas fora isso, eu acho mais do que válida a adoção de PWA.
Mídias sociais também devem permanecer no meio nativo, afinal de contas, imagina não poder utilizar de forma nativa o botão “compartilhar”. Até que isso seja possível de forma tão amigável em PWAs, essa migração não deve ocorrer também…

1 Curtida

o ponto dos arquivos é realmente interessante: com JavaScript hoje já existe inclusive uma API para acesso a arquivos, mas é simplesmente infernal (filereader) até aonde pude ver.

Creio que quando tivermos uma API melhor pra isto a situação tenda a melhorar bastante.

Sobre os gráficos, é questão de tempo o WebGL se popularizar e os celulares mais vagabundos ficarem mais poderosos pra que tenhamos melhor desempenho.

Tá aí: será que veremos jogos no formato PWA em breve?

Nativo entrega melhor fluidez, justifica em qualidade, seria regredir usar essa solução por exemplo para os apps mais usados no mundo. Claro, é uma alternativa pra quem precisa de uma solução barata.

Com soluções cross-plataform como Flutter, React Native, etc, pelo menos a base de código também pode ser a mesma, sem precisar entregar algo de menor qualidade.

itexto