Taverna /dev/All

Clean Code vs Code Complete

Aqui na itexto sempre que alguém novo chega um desafio é lançado: será que conseguirei convencer a pessoa a ler o livro Code Complete do Steve McConnell?

Invariavelmente perco e percebo que a pessoa está se debruçando sobre o Clean Code do Robert Martin. Eu gosto do Robert Martin, mas confesso que não curto o Clean Code.

Talvez por que o Code Complete, do Steve McConnell tenha sido um dos livros (talvez O) mais importantes da minha formação, e também por ser um livro tão denso, que vai desde técnicas de codificação até como lidar com sua equipe.

Sua densidade me fez desgostar do Clean Code, mas não por que o livro seja ruim, mas sim por que me decepcionei com ele, que acabou se tornando, para mim, uma versão “Nutella” do Clean Code.

Aos que tenham lido ambos, pergunto: tem a mesma impressão que eu? Qual livro preferem? Clean Code ou Code Complete?

1 Curtida

Eu li os dois. É essa impressão que eu tive também. Mas acho o Clean Code mais palatável e é melhor ser lido antes. Depois o cara vai pra comida mais forte e lê o Complete.

2 Curtidas

Clean Code como a porta de entrada para experiências mais fortes. Gostei!

Eu li o Clean Code lá por 2016(comecei na programação em 2011, com Delphi). Agora comprei o Code Complete 2, junto com o Software Estimation: Demystifying the Black Art, do mesmo autor. Serão minhas leituras técnicas do começo de 2019.

Software Estimation foi um dos livros mais importantes que li nos últimos anos!
Vale 120.000% a leitura!

Vai te dar uma visão crítica fenomenal sobre o assunto.

1 Curtida

Opa, então acertei mesmo em comprar esse livro kkkk

Achei por 25 reais na estante livre. Outro que comprei, li dois capítulos só foi o Mythical Man Month, do Fred Brooks. Fui no latinoware desse ano, encontrei o Maddog, mas ele disse que não era para ler esse livro pq está muito defasado, eu acho que ainda é válida a leitura.

Comprou barato demais da conta!
Comprei o nosso na Amazon, acho que paguei algo em torno de uns 30 dólares.

Aproveitando que estamos falando dos “Cleans”. Alguém já leu o “The Clean Coder” e “Clean Architecture”?

Tenho muita vontade de ler, dos livros relacionados que foram muito importantes para mim foram o Beautifull Code e Beautifull Architecture, ambos publicados pela editora O’Reylly

itexto