Olá pessoal,
confesso que dei sorte e tive que lidar muito com pouco com SOAP na minha vida, foram alguns sistemas de ERP para ecommerce e agora estou passando por isso novamente com empresas adquirentes (stone, cielo, rede, …). O pessoal que trabalha comigo sempre fica assustado e sempre gera muita conversa quando recebemos um retorno de API que o HTTP status code é 200 mas no XML vem um campo informando que houve um erro na verdade. Já que hoje no universo mais REST isso não acontece com tanta frequência.
Eu já escutei isso para um cenário que é de quem trabalhar com Oracle Service Bus (OSB) que isso é um padrão deles pois para alterar o HTTP status code vc precisaria de td um malabarismo com o software que é melhor seguir esse “pattern” de colocar o status real como campo no XML.
Quem já passou por isso tbm? Quem tem experiência do lado de escrever esses tipos de API?
Gostaria de entender mais as motivações históricas disso, pois não podemos criticar os resultados sem saber os caminhos percorridos.
Abs