Taverna /dev/All

2019 - quem se torna irrelevante?

Então 2019 está aí.

Já que estamos discutindo a respeito daquilo que queremos aprender ( Em 2019 eu quero aprender ... porque ) a questão é: e o que devemos evitar?

Quais tecnologias, na visão de vocês, deve ser ignorada ou que começa a caminhar para a irrelevância?

Acho que o React Native vai dominar o mercado e tirar o Ionic e afins da jogada.

Uma que já meio que morreu desde o Docker é o Vagrant, gostava muito dele.

CoffeeScript acredito que já tenha, não vejo mais falar sobre.

Por que o React superaria o Ionic e afins?

Bom, algumas das tecnologias que vão sair do radar em 2019 pra mim.

Na realidade, eu incluiria aqui as que já falo há alguns anos.

  • Windows e cia - já não tem relevância há um bom tempo e não creio que terão no futuro. Vide Windows Phone, Windows 10 que ninguém liga (a não ser gamers), Windows Server (apenas legado), etc.
  • SQL Server - com a passagem pro Linux talvez ganhe uma sobrevida, mas SGBDs hoje são comodites, e é muito difícil você hoje conseguir convencer alguém a pagar a licença disto (e no caso da cloud, é importante lembrar que normalmente o valor é mais alto)
  • Aplicações móveis nativas - PWA tá liderando o caminho pra serem coisa do passado, e com a possibilidade de um novo SO mobile vinda do Google (Fuchsia), com certeza o incentivo ao PWA vai aumentar bastante.

Vou um pouco além e diria que até o .net, apesar de existir hoje o Core, não boto muita fé.

(já faz uns 10 anos que canto esta bola inclusive: http://www.itexto.net/devkico/?p=145 )

pelo ecossistema do React e ser basicamente a mesma coisa que vc usa p/ desenvolver Web.

pelo menos nas vagas que vejo, só rola uns legados em Ionic e React Native bombando.

pode ser minha bolha apenas mas é o q percebi

o programa de MVP e o desconto que a MS da p/ o pessoal sair da cloud in-house para Azure é um movimento forte que vai sustentar o Windows e SQL Server por um bom tempo, além de colocar muito Power BI no mercado.

aqui no ES tecnologia MS bomba!

1 Curtida

pois é: já faz um tempo que não aparecem projetos com tecnologias Microsoft aqui na itexto.
E os que aparecem normalmente são pra sair delas.

Algumas dessas tecnologias já estão defasadas, mas não custa nada reforçar

  • SVN
  • Mercurial
  • JQuery
  • Processos de desenvolvimento baseado no RUP
  • JavaFX
  • Java 6 ou inferior
  • Python 2.x
1 Curtida

A ferramenta de controle de versão?

Isso mesmo. Para minha foi sempre igual caviar: Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar.

já foi meu sistema de controle de versão favorito (até uns dois anos atrás pra ser preciso).
hoje só Git.

Se eu não me engano ambos são SCV distribuídos. Você trocou o mercurial pelo git pelo segundo ser melhor ou “pressão” dos fornecedores de repositório de código (github, gitlab etc) que em sua maioria só aceitam o git?

trocamos por que 99% dos clientes queriam usar Git. Esta foi a razão principal.

Depois disto teve o fato de que o ecossistema Git era muito mais rico também, e o do Mercurial estava começando a decair (e muito rápido).

Mas tirando isto, é uma solução muito boa:

  • Extremamente fácil de montar um servidor.
  • Muito fácil de usar (muito mesmo)
  • Rápido

Uma pena termos ficado hoje basicamente só com Git.

1 Curtida

itexto