Taverna /dev/All

Voltando para a execução local

Este final de semana topei com um artigo que me fez pensar bastante: se chama “What if we had Local-First Software?” https://adlrocha.substack.com/p/adlrocha-what-if-we-had-local-first

A ideia do autor parece novidade para os mais jovens, mas com certeza não é pra quem já tem mais tempo de estrada como eu. Basicamente a pergunta que se faz é: e se voltássemos a desenvolver sistemas que executassem primeiro no ambiente local e esporadicamente fosse sincronizado com outras máquinas?

Se você já fez sistemas de automação comercial COM CERTEZA já passou por isto quando seus clientes crescem. Há aquela base de dados local que de vez em quando você precisa sincronizar com um servidor central para alimentar todos os clientes. Se nunca teve esta experiência, bem: você já teve algo similar com o Git.

E aí o autor começa a levantar os problemas envolvidos neste tipo de abordagem, especialmente no que diz respeito à gestão de conflitos de dados. Como a gente resolve isto? São apontadas algumas soluções no link que exponho acima.

Nos tempos atuais acho que faz bastante sentido esta abordagem, especialmente quando pensamos em questões envolvendo privacidade ou mesmo a insegurança de se ter seus dados em um serviço externo de cloud (soa estranho pra você esta desconfiança? É bem comum e bem fundamentada).

Existe um link para o paper completo também que vocês podem ler neste link: https://storage.googleapis.com/jellyposter-store/16620200e730651d20d1a25d315508c7.pdf

E aí, o que acham deste retorno? Pessoalmente acho um caminho muito interessante.

1 Curtida

itexto