Taverna /dev/All

Quebra da Bolha de TI

O pessoal ta perdendo emprego, o que voces acham sobre isso?

Baseado em que você tá falando isto Mayara? Eu, pessoalmente, acredito que a bolha já estourou faz tempo e acho que vai ficar ainda mais nítido isto até o final deste ano.

No caso, devido a um movimento que vi no mercado e que já ocorreu antes: o mesmo cenário da bolha dos videogames. Nos anos 80 a indústria que mais crescia era a dos video games: Atari dominava, então surgiram outras empresas pra entrar na onda e também começaram a ter lucros incríveis. Problema: entrou no mercado também uma enxurrada de empresas que queria apenas “lucrar também” e lançaram uma quantidade ABSURDA de jogos horríveis no mercado.

Veio o Natal, as pessoas compraram os jogos, perceberam que o que era apresentado nas artes das caixas e publicidades era muito diferente do que viam em suas telas. Resultado: pararam de comprar video games. O mercado simplesmente acabou: este evento é chamado de “crash dos videogames”.

O que ressuscitou o mercado (literalmente, pois estava morto) foi a Nintendo, que só permitia jogos com alto grau de qualidade pudessem ser executados no NES. Jogo de qualidade tinha de ter o selo da Nintendo, os mais velhos vão se lembrar dele:

image

Isto restaurou a confiança do mercado nos jogos eletrônicos e o resto é história.

No caso do desenvolvimento de software algo muito similar ocorreu: um pouco antes da pandemia e durante criou-se e alimentou-se a ideia de que tudo seria digital, que todo o trabalho seria remoto e que, portanto, A carreira do futuro seria a de desenvolvedor de software.

(ok, eu escuto isto desde os anos 80 quando era criança, mais de 40 anos atrás, mas tudo bem)

Com isto explode a quantidade de cursos online oferecendo como formação básica apenas frontend bem básico, sem explicar como a web realmente funciona, como um sistema computacional reage com o aumento da complexidade, enfim, o básico do básico.

Forma-se uma multidão de pessoas com formação muito fracas, não raro iludidas por um novo ator que é o influenciador digital focado em vídeos. Vídeos estes que servem apenas como iscas para vender um curso ou outro que, não raro (quase a norma) tem a profundidade de um pires.

As empresas contratam em massa estas pessoas e durante a pandemia, apostam nisto. Agora estamos chegando à fase final dela (espero), as pessoas começam a voltar ao presencial, a ficha começa a cair nos contratantes. Como a ficha cai?

Te conto: quando você contrata uma pessoa, as primeiras tarefas delegadas costumam ser mais simples, e conforme você vai ganhando confiança, coisas mais importantes vão sendo passadas. O que ocorre com esta multidão que não tem base e foi contratada a peso de ouro? Simples: mostra esta deficiência na prática. Resultado: começam as demissões pois o custo/benefício passa a se mostrar menos interessante.

Previ isto durante a pandemia. Olha que interessante: no exterior já está acontecendo. https://www.cnbc.com/2022/05/11/tech-layoffs-hiring-slowdown-stand-out-in-red-hot-job-market.html

Curiosamente quem discordou de mim na época vivia ou de venda de serviços de contratação ou de cursos bem ruins de programação.

1 Curtida

Esse é um ponto, mas existem muitos outros parâmetros. As pessoas têm dificuldade de entender valor e mercado, e acreditam que as tarefas que elas executam são eternas. Pois bem, o valor muda conforme o tempo e a necessidade, logo o mercado e os empregos seguem o fluxo. Tudo isso está em movimento, e ainda bem que está porque senão o mundo jamais iria evoluir.

2 Curtidas

exato: na minha opinião hoje há “frontend” em excesso. Muitos vêem desenvolvimento como apenas web, o que vai saturar (já saturou na realidade) muito rápido as coisas.

Inclusive escrevi sobre isto aqui no meu blog: A web como martelo - /dev/Kico

2 Curtidas

e existe a reação a mudança que nesse caso é boa. Teoricamente exigiria apenas um esforço de adaptação. Nem mudar de profissão precisaria.

1 Curtida

itexto