Cursando Ciência da Computação as vezes penso sobre como será o futuro próximo, se irei conseguir um estágio e posteriormente um emprego e também penso em continuar estudando(assim como deve ser). Em pesquisas observei que há pós-graduação e MBA (sem contar o mestrado), para o mercado sei que é MBA(teoricamente falando) mas na prática, no mercado, qual conta mais, a experiência ou seu canudo (falando de pós e MBA)?
Se está falando de emprego como desenvolvedor, pelo menos para iniciar no mercado uma graduação já é o suficiente para ter grande parte das portas abertas. Mais importante do que títulos adicionais será sua experiencia, então invista totalmente para conseguir estágio, que é forma mais fácil de entrar no mercado, bom para você ganhar experiencia e para os custos da empresa. Depois invista em mestrado.
Antes de fazer qualquer tipo de pós-graduação, se ainda não tem um inglês no mínimo avançado, eu sugiro que foque nisso para depois procurar uma pós. Digo isso por 2 motivos:
- a pós em algum momento irá te exigir o inglês de qualquer forma;
- o inglês, além de ser um requisito para continuar os estudos em computação (seja por conta própria ou numa pós), pode abrir muitas portas de trabalho - trabalho remoto para empresas fora do Brasil, sair do Brasil, trabalhar numa empresa brasileira com clientes gringos, etc;
Depois que estiver com um bom nível de inglês, aí sim penso que seja mais interessante partir para uma pós, seja ela qual for.
Outra coisa a ser levada em consideração é o que você pensa em fazer ou gosta. MBA são geralmente voltados mais para perfis gerenciais, enquanto uma pós lato sensu ou stricto sensu geralmente são mais técnicas.