Topei com um texto muito bom do Otávio Santana (https://www.infoq.com/br/articles/orms-herois-ou-viloes/) no InfoQ com o título “ORMs: heróis ou vilões dentro da arquitetura de dados?” que nos dá motivo para uma boa discussão aqui na Taverna.
ORMs fazem parte da minha vida desde 2003, 2004 quando tive meu primeiro contato com o Hibernate. Mudou minha vida pra dizer o mínimo e desde então são algo que considero quase indiscutível. Note: quase indiscutível.
Quase indiscutível por que recentemente topei com alguns projetos nos quais o ORM não foi usado e pra minha surpresa não foi algo tão ruim assim. Na realidade foi bastante positivo: o ganho foi enorme. Sendo assim gostaria de ouvir a opinião de vocês a respeito já que nem se discute mais esta questão. Qual a opinião de vocês sobre este assunto?
PS: o Database Cast teve um episódio muito tempo atrás sobre ORM que, apesar de achar muito fraquinho (basicamente só fala o óbvio) talvez agregue algo nesta discussão também. https://imasters.com.br/back-end/databasecast-orm