Taverna /dev/All

Nubank e Cognitect

Post do CTO: https://building.nubank.com.br/welcoming-cognitect-nubank/

O que vcs tem achado dessas “compras” do Nubank?

Interessante a diferença que foi com a PlataformaTec e agora. Na primeira, foi bem claro que queriam as pessoas e todo o conhecimendo delas em metodologia ágil pois o histórico na PTec era Ruby e Elixir. Agora, parece que a tecnologia vem primeiro lugar por conta do Clojure e Datomic.

Pelo que li no Twitter parece que o pessoal tá acredidando que o Nubank vai injetar mais grana em ambos para acelerar os dois projetos e manter a forma de funcionar a mesma. Já vi gente sonhando com o Datomic open source.

O que acham?

Será que o Nubank é empresa de tecnologia brasileira hoje mais relevante no mercado mundial?

1 Curtida

Eu sinceramente não sei o que pensar a respeito.

No primeiro caso eles compraram a Plataformatec por que queriam mão de obra.
Neste caso, até que ponto não seria o mesmo objetivo?
Indo um pouco além: eles usam muito Clojure lá: será que vão querer definir os rumos da tecnologia também ou será que pesou mais o primeiro fator (mão de obra)?

Tenho mix feelings a respeito.

Não sei se colocaria o Nubank como a empresa brasileira de tecnologia mais relevante, os outros bancos também fazem investimentos em tecnologias, só não publicam por aí com tanta fanfarra quanto o Nubank.

PTec acho que foi só pessoa msm tanto pelo q foi feito com o Elixir. O clj tenho esse sentimento misto tbm pq é a stack principal deles mas pelo q foi dito até o momento vão respeitar o vida da ferramenta. Só o tempo p/ responder essa questão.

De fato, o nubank se vende bem como empresa de tecnologia. Acho q mais empresas podiam fazer o msm pq já estou de certa forma até um cansado em ir evento e ter palestra do nubank com boa parte da apresentação sendo uma repetição de qqr palestra deles.

itexto