Taverna /dev/All

Micronaut, quem esta usando?

fala pessoal, alguém utilizando o micronaut em produção ? como tem sido a experiência ? ainda vale a pena mesmo com spring boot 3 ja lançado ?

Anos atrás comecei um estudo bem forte no Micronaut e, inclusive, até o ponto de quase (muito perto) ir pra produção. Isto faz uns quatro anos aproximadamente.

O que vi: muita promessa pra fazer coisas realmente muito pequenas e muito limitadas no caso de uso. E tecnicamente o ganho também era bem limitado: excelente tempo de início e desempenho com banco de dados usando JDBC, perdendo MUITO deste ganho de tempo se uso algum ORM.

Então, com o tempo, conforme ia vendo cada vez menos aplicações no meu dia a dia e nossos projetos, acabou ficando de lado.

Vi que foi inclusive pro Grails como um componente core: ali vi um grande fracasso na minha opinião, pois NUNCA ficou claro quais os ganhos que realmente tínhamos com ele.

Mas há coisas legais ali apesar de ter visto como algo interessante:

  • Algumas funcionalidades já prontas como autenticação por exemplo.
  • O fato de poder gerar pra GraalVM com maior facilidade
  • Compilação ahead of time pra ganhar no boot da aplicação (que você perdia rápido quando usava um ORM ou qualquer outra biblioteca que faça forte uso de reflexão no código)

(aliás, se seu código usa reflexão, é bom evitar Micronaut, pois a ideia toda ali foca nesta ideia da compilação ahead of time)

Mas tirando isto, levando em consideração a nova versão do Spring Boot e o fato de agora já vermos ali compilação ahead of time também…

A impressão que tenhho é que Micronaut é um “novo Grails”: outro framework maravilhoso (Grails ainda é), mas que sempre será nicho.

E ser nicho é um problema comercialmente: diversos clientes que Grails cai como uma luva, por exemplo, não o querem por não ser tão conhecido e todo aquele “bla bla bla” de que não vão encontrar mão de obra…

PS: a questão da mão de obra discordo totalmente. Bons profissionais se adaptam e tiram proveito do ambiente em que estão.

itexto