Taverna /dev/All

Micronaut Framework - da mesma fonte que o Grails

Recentemente comecei a estudar um framework ainda muito pouco conhecido: o Micronaut.

Ele está sendo desenvolvido pelo Graeme Rocher, o mesmo sujeito que criou o Grails mais de uma década atrás. Mas agora com uma proposta diferente, focada no desenvolvimento de micro-serviços.

O objetivo é criar um framework que seja ultra leve e de inicialização quase instantânea. Também é baseado em Groovy, mas curiosamente pega como linguagem principal o Java, como segunda opção Groovy e, finalmente Kotlin. Então acaba que estão criando uma alternativa poliglota para o desenvolvimento de micro serviços.

A proposta é muito interessante: o foco no ganho de desempenho (e no consumo de memória extremamente reduzido) é a otimização que podemos obter no momento de compilação. Há inclusive um container de inversão de controle/injeção de dependências próprio (não usa o Spring) que, em si, já é bastante interessante e, se não me engano, está inclusive sendo separado em um projeto independente.

Então este post é para duas coisas:

  • Divulgar este projeto
  • Saber se mais alguém aqui já ouviu falar a respeito.

Segue o link oficial do projeto: http://micronaut.io/

Algo que me motivou também a publicar esta mensagem aqui foi uma notícia que recebi por e-mail (que tem total cara de matéria paga) com Graeme Rocher, sobre economia de memória e ganhos de desempenho. Segue o link: https://www.forbes.com/sites/oracle/2019/01/07/grails-founder-what-java-developers-dont-know-about-memory-can-cost-them-money-in-the-cloud/amp/

2 Curtidas

Vi rápidão aqui. Achei bacana. Vou ver se de noite em casa eu dou uma testada.
Oq vc ta achando Kico??

to achando muito interessante.
Estou fazendo algumas provas de conceito, conceitualmente acho muito legal.

Coloca em cheque o papo de que Java é lento ou demora pra iniciar, mas já vi coisas assim no passado, não sei se você ou alguém aqui se lembra do antigo projeto Vert.x.

Torcer pra dar certo: devo publicar as experiências no meu blog ou na Revista do /dev/All a respeito em breve.

O Vert.x só ouvi falar. Mas não saco nada.
Vou aproveitar sua dica e dar uma olhada no Micronaut.

itexto