Hoje pela manhã surgiu em meu Twitter (
https://twitter.com/matheusml/status/1081200064188612608?s=19) uma thread fascinante sobre o conceito de micro frontends, desconhecido por mim até então, mas curiosamente conhecido na prática em alguns projetos da itexto (eu não sabia que tinha este nome nem algumas das possibilidades).
A ideia básica consiste em trazer para o mundo frontend o conceito de micro serviços, já existente no Backend. A ideia é escalar o desenvolvimento em um produto, no qual times independentes atuem, inclusive usando stacks tecnológicos diferentes caso necessário em um mesmo produto.
Você teria, por exemplo, em um site de ecommerce um time que cuidaria da busca usando Angular e outro que cuidaria do detalhamento do produto usando vue, por exemplo. Enquanto o uso de stacks diferentes ainda vejo com certo ceticismo, a simples ideia já me ganhou.
Então resolvi compartilhar a ideia aqui com vocês para iniciarmos uma discussão. Foi inclusive criado um site para divulgar técnicas que podem ser usadas nesta estratégia:
O que acham? Seria possível?
(Mesmo que impossível, cresci horrores só na navegação pelas referências nos links citados, o que já vale a discussão)