Taverna /dev/All

Linux além do Ubuntu

Sou usuário Ubuntu há tanto tempo que dificilmente me vejo muito tempo longe dele e, o mais interessante, é que a maior parte das pessoas a minha volta também acabam optando por esta distribuição.

Aliás, o mais interessante é que mesmo quando tento sair dele acabo voltando pra ele de uma forma ou outra. Recentemente, por exemplo, experimentei o Fedora e acabei descobrindo que o Slack não funcionaria mais nele a partir do meio deste ano (se não me engano).

Pouco tempo atrás… em um computador que comprei só consegui instalar BEM mesmo o Ubuntu como distribuição LInux. E mesmo quando vario a distribuição, acabo em algo que é baseado em Ubuntu, como o PopOS, por exemplo, que é o que uso no meu computador doméstico.

Então este post tem como objetivo compartilhar experiências que vão além do Ubuntu por quem programa. Você, que desenvolve ou trabalha com TI, qual distribuição usa?

Há alguma frustração com o Ubuntu? Se sim, qual ou quais?

Olha, eu uso o ubuntu direta/indiretamente desde o lançamento dele a mais ou menos duas décadas. Pedia cds pela internet, e eles enviavam um pacote com todas os sabores(kde, gnome, mate) que eles possuiam. Na década passada o ubuntu sem dúvidas nenhuma contribuiu para onde o linux no desktop chegou hoje, mas eu vejo atualmente que o foco da canonical não é mais desktops. Não há mais investimento como havia antigamente. As distribuições que fazem isso atualmente são o mint e o pop os.

1 Curtida

Eu particularmente parei de usar o Ubuntu Desktop, pois acho que eles estão focando mais na distribuição de servidor, e não vi mais grandes novidades. Não acho errado, acho só que é uma estratégia que não me ajuda como usuário de desktop, nesse ponto fui para o PopOS por ver exatamente o oposto. O projeto do PopOS traz novidades e não espera somente as soluções de desktop virem da comunidade, acho que ela contribui mais. Por isso estou na versão LTS já a 3 anos e no meu notebook estou sempre com a última versão.

Não tem como negar a importância do Ubuntu, mas a última grande contribuição para o desktop (que eu lembro) é o Unity.

1 Curtida

Atualmente eu estou bem satisfeito com o Mint 20.3. Muito estável, e o cinamon desktop é simples e eficiente. A lts vai até 2025. Só troco depois dessa data.

1 Curtida

tentei instalar o Mint no PC novo que comprei pro escritório: não consegui de modo algum, não reconhecia a APU do Core i5 que comprei!

aí, adivinha! Voltei pro… Ubuntu! :smiley:

2 Curtidas

Usuário de Manjaro há uns 2 anos e meio, sem planos de mudança no curto prazo. Consigo fazer tudo que preciso, resolver os eventuais (poucos) problemas rapidamente fazendo buscas, inclusive por ter toda a base de conhecimento do Arch Linux à disposição. O gerenciador de pacotes pacman é super robusto, difícil de quebrar e, quando quebra, muito fácil resolver. Por incrível que pareça não dei certo com o Ubuntu nas minhas primeiras tentativas de ir para o Linux, lá por 2013. Comecei dando certo e fiquei um tempo no Fedora, depois fui para o Debian e agora estou no Manjaro – simplesmente tinha instalado por curiosidade e acabou me atendendo de tal forma que é difícil mudar.

3 Curtidas

ué, eles usam os mesmos repositórios de drivers.

Provavelmente o kernel que o mint trazia deveria ser um estável mas que não suportasse seu hardware que pelo visto é novo. Mas em tese, se você pegar o que está hoje com o Ubuntu e rodar com o mint vai funcionar da mesma forma. Depois dá um uname -a na sua máquina para já guardar a versão do kernel que suporta sua apu.

só rodava em modo de gráficos de segurança

é o kernel que não suportava mesmo. Essa apu devia ser nova na época e o mint só pega repositório estável.

itexto