Taverna /dev/All

Hello System - um desktop REALMENTE interessante!

image

Este projeto é tão interessante que precisei experimentar pra ver se era de verdade: e é!

Se chama Hello System: trata-se de uma distribuição do BSD cujo desktop environment é fortemente influenciado pela primeira versão do macOS (System 1), NeXT Step e, consequentemente, macOS X.

Mas principalmente, influenciado pelo System 1, e isto trás alguns diferenciais que achei realmente fascinantes, em particular no que diz respeito ao modo como os aplicativos são empacotado e distribuídos: como arquivos únicos e estanques.

No System 1 você podia salvar os arquivos que representavam sosftwares em qualquer lugar no seu sistema. Isto muda com o NeXT Step, no qual há um diretório de aplicações aonde estes arquivos ficam (e se mantém no macOS até hoje que, essencialmente, é o NeXT Step com carinha melhorada (será? Usuários do antigo WindowMaker me digam o que acham.))

Baixei a imagem e executei no VirtualBox pra ver como era e fiquei realmente bastante impressioando: existe um menu chamado “Applications” que contém uma lista quase infinita de sistemas que você pode usar. Se não estiverem instalados no sistema o Hello System os baixa e disponibiliza imediatamente pra você.

Além disto me impressionou muito toda a fluidez de uso da interface e a própria simplicidade mesmo da coisa: é realmente muito simples, o sistema é mínimo.

Você tem suas aplicações, um menu de busca global, o dock e só. E isto é maravilhoso se você quer evitar distrações. Mantém diversas das ideias da Apple User Guidelines, mas muito mais simplificado. É melhor que o macOS? Claro que não, é um projeto ainda em desenvolvimento, mas se continuar neste pé, em pouco tempo pode se tornar MUITO popular.

A quem se interessar, seguem alguns links:

1 Curtida

itexto