Taverna /dev/All

Como "negociar" o tempo de estudo/treinamento com uma tecnologia utilizada pelo cliente?

Vamos supor que um cliente procure a minha empresa para evolução/manutenção de um software legado. Mas, nem eu nem ninguém da empresa possui conhecimento nas tecnologias utilizadas pelo cliente. Como tratar o período de estudo/treinamento/adaptação com o cliente? Devo estender 1 mês ou 2 no prazo de entrega para estudar a linguagem, frameworks, etc. Devo cobrar o valor integral do cliente neste período de estudos, ou, cobrar um valor a menos durante esse período? Como vocês lidam/lidariam com essa situação?

1 Curtida

O que costumo fazer é documentar o ambiente de desenvolvimento do projeto: isto me permite pesquisar quais as tecnologias adotadas, como funcionam e também detectar pontos de melhoria no projeto.

Neste caso coloco um número fixo de horas pois caso contrário não há limite para o aprendizado e defino também os meus targets para este aprendizado: construir, dar manutenção em alguma funcionalidade, etc.

Com o tempo desenvolvi uma metodologia de estudos que pode te ajudar. Segue o link: Como aprendo tecnologias - planejamento de estudo - /dev/Kico

1 Curtida

Entendi, acredito que a melhor alternativa seja essa, definir um prazo fixo para o tempo de estudo. Aliás, ótimo texto! Muito obrigado!

1 Curtida

itexto