ESTA é uma notícia bastante interessante: o W3C acaba de recomendar as especificações do WebAssembly como soluções para que possamos ter uma web mais rápida, responsiva e eficiente.
Segue o link do anúncio: https://www.w3.org/blog/news/archives/8123
Por que isto é importante? Bom, WebAssembly cria a especificação de algo como o bytecode do Java ou o MSIL do .net. Sendo assim, a partir do momento em que a spec passa a ser recomendada, novas linguagens de programação para a web podem surgir seguindo os mesmos princípios destas duas plataformas. E isto é em teoria fantástico, por que poderemos finalmente ver o fim da hegemonia do JavaScript e uma nova porta se abrir (porta não, um puta dum portal!).
Já havia algo neste caminho no passado, recomendo que vocês leiam sobre o Emscriptein (https://emscripten.org/), que permite compilar código C/C++, por exemplo diretamente pra WebAssembly (https://emscripten.org/docs/compiling/WebAssembly.html)
Alguém aqui já chegou a fazer experimentos com WebAssembly? Se não é interessante começar agora, por que uma oportunidade IMENSA acaba de se abrir pra todos nós.