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WebAssembly recomendado pela W3C para turbinar a web!

ESTA é uma notícia bastante interessante: o W3C acaba de recomendar as especificações do WebAssembly como soluções para que possamos ter uma web mais rápida, responsiva e eficiente.

Segue o link do anúncio: https://www.w3.org/blog/news/archives/8123

Por que isto é importante? Bom, WebAssembly cria a especificação de algo como o bytecode do Java ou o MSIL do .net. Sendo assim, a partir do momento em que a spec passa a ser recomendada, novas linguagens de programação para a web podem surgir seguindo os mesmos princípios destas duas plataformas. E isto é em teoria fantástico, por que poderemos finalmente ver o fim da hegemonia do JavaScript e uma nova porta se abrir (porta não, um puta dum portal!).

Já havia algo neste caminho no passado, recomendo que vocês leiam sobre o Emscriptein (https://emscripten.org/), que permite compilar código C/C++, por exemplo diretamente pra WebAssembly (https://emscripten.org/docs/compiling/WebAssembly.html)

Alguém aqui já chegou a fazer experimentos com WebAssembly? Se não é interessante começar agora, por que uma oportunidade IMENSA acaba de se abrir pra todos nós.

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package main

import "fmt"

func main() {
	fmt.Println("Hello, WebAssembly!")
}

$ GOOS=js GOARCH=wasm go build -o main.wasm

Bem prático, não?
Eu ainda não tive tempo de desenvolver uma poc com isso, mas pelo que vejo, é prático e eficiente, porque te permite trabalhar com uma linguagem que você domina. Desenvolver um software inteiro nesse conformes é umas 3 mãos na roda.

Já venho acompanhando há um tempo o Blazor. Além da questao da performance, é uma maravilha se livrar de JavaScript e gambiarras como Angular, Reactjs, etc

itexto