Taverna /dev/All

Um sistema operacional baseado em bancos e dados relacionais?

Navegando pelo OSNews topei com esta matéria que direcionava para este paper que descreve um sistema operacional chamado DBOS.

A ideia é muito interessante: uma alternativa de arquitetura na construção de sistemas operacionais. No caso, esta alternativa usaria como base SQL (!) como linguagem de comunicação com os serviços essenciais do sistema operacional.

A ideia me pareceu muito interessante: realmente, facilitaria HORRORES o desenvolvimento de funcionalidades para o sistema: bastaria realizar consultas no mesmo usando SQL.

Interessante notar que esta ideia já havia aparecido antes no próprio desenvolvimento do Windows (os mais velhos vão se lembrar): o antigo sistema WinFS que prometia algo similar, só que focado no sistema de arquivos.

Infelizmente (ou não) a ideia do WinFS nunca foi pra frente (ao menos de forma visível pra nós), mas de qualquer maneira, é muito interessante isto aqui.

Tem muito sistema operacional interessante quando a gente sai do mundo Windows/Linux/macOS: tem algum aí pra compartilhar conosco?

2 Curtidas

Não credito muito nisso. Os processos de kernel tem que rodar apartados de processos de usuário. Imagino, que se for para aplicação faça até sentido, mas para serviços de sistema é totalmente inviável. Um processo de usuário conversa com o kernel por meio de syscalls. Fazer um processo de usuário acessar o kernel diretamente já foi usado pelo dos, win 95 nos anos 90. O resultado eram overflows comprometendo a segurança de outros processos de sistema, vírus de computador, etc…
O modelo de processo teria de ser bem diferente desse abaixo.

A microsoft tentou isso com o projeto singularity(c#) onde um driver poderia rodar no user space, a parte de cor salmão da imagem acima. Nunca saiu do papel.

itexto