Já faz algum tempo que me incomoda muito esta história de que “qualquer um pode programar”, “programar é para todos”, “é fácil programar” e todo este papo democratizador: é meu ofício e, mais que meu ofício, sou um consultor que lida com outros desenvolvedores e que contrata desenvolvedores para trabalhar conosco aqui na itexto.
(e antes de tudo isto, alguém que vive por e para o código. Minha vida é esta)
No dia a dia vendo as pessoas programando ou tentando aprender a dificuldade fica nítida. E, sinceramente, hoje vejo que o desenvolvimento infelizmente (ou felizmente) é para uma minoria. Qualquer um pode programar? Pode, mas bem ao ponto de conseguir prosperar na carreira e fazer a diferença, bem poucos (bem poucos).
Resolvi levantar esta questão depois de topar com este texto: Dificuldades para aprender a programar? Você não é uma pessoa burra. - http://gabsferreira.com/dificuldades-pra-aprender-a-programar-voce-nao-e-uma-pessoa-burra/
Tal como comentei no próprio texto do autor, creio que esta não é uma questão tão simples assim, na realidade, é bem mais complexa e já havia inclusive escrito a respeito no meu próprio blog - Qualquer um pode programar? - https://itexto.com.br/devkico/?p=2695
Hoje tenho uma visão inclusive pior: creio que é importante inclusive dizer à pessoa que seu negócio não é desenvolvimento. Assim como me disseram que meu negócio não era futebol, não vejo problema algum em guiar as pessoas para outros caminhos.
Então resolvi abrir esta discussão aqui: programar é pra qualquer um?
PS:
sinceramente acho uma pena programar não ser para qualquer um, por que é a experiência mais enriquecedora que conheço.