Já faz algum tempo que as críticas ao movimento ágil tem aparecido. Eu mesmo, confesso, quando comecei a ver coisas como pessoas tirando certificações “agile” (que antipatia do termo em inglês. Por que não falam português?) comecei a ficar bastante desconfiado.
E dizer que metodologias ágeis são algo novo hoje seria mentira: tem pelo menos uns 20 anos de estrada aí. Mas as críticas aumentam e recentemente topei com alguns artigos que me fizeram pensar e que estou compartilhando nesta discussão para que possamos debater o assunto.
Segue a lista:
- “How Fake Agile at DoD Risks National Security” link - tenso: após uma análise bem minuciosa no departamento de defesa dos EUA notou-se que as pessoas diziam estar aplicando metodologias ágeis e na prática não estavam, colocando em risco a segurança nacional.
- “The end of Agile” link - também da Forbes, questiona se as metodologias ágeis não estão se tornando irrelevantes.
- “Beyond Agile: the Studio Model” link - dando continuidade à sequência de artigos, na própria Forbes é proposto um novo modelo, chamado “Studio model” para tratar a questão.
E não há nada de novo nesta discussão: o Rodrigo Yoshima em 2009 (DEZ ANOS ATRÁS) já levantava esta questão em um texto seu que ficou bem popular na época: “O que matou o RUP pode matar o Agile”
Na minha opinião o que ferra o ágil (assim como qualquer coisa) são os oportunistas: gente que acredita na possibilidade de ascender socialmente com alguma novidade, estuda muito pouco e para nosso desespero fala e aparece em excesso, deformando o objeto original tratado.
Mas mais que isto: também a falta de uma localização da coisa: muitas vezes vejo metodologias que são lindas fora do Brasil, mas que quando aplicadas aqui não batem com a nossa realidade.
Me incomoda muito também um certo dogmatismo no tema: muita gente tem medo de questionar metodologias ágeis e ser visto como retrógrado, desinformado. Talvez este seja um problema.
Então gostaria de saber a opinião de vocês. O agile tá ferrado? O que o destrói? Quais os seus problemas atuais? Tem salvação?