Taverna /dev/All

Qual o lado feio do React Native?

image

React Native tem sido umas tecnologias que mais tenho amado ultimamente. Em breve inclusive devemos liberar o app oficial do /dev/All que é feito nele. Entretanto sou desconfiado e pra mim não basta apenas ouvir falar bem da coisa. Tem de falar mal também!

Em junho de 2018 o Airbnb publicou este post dizendo que não iria mais usar o React: https://medium.com/airbnb-engineering/sunsetting-react-native-1868ba28e30a

Este post colocou em cheque a tecnologia. O problema é que o Airbnb não contempla a realidade da maior parte do pessoal que trabalha com desenvolvimento. Sendo assim, pergunto a vocês que lidam com a tecnologia: já toparam com suas limitações? Qual o lado feio do React Native na opinião de vocês?

1 Curtida

Os projetos no qual estou trabalhando eu não tive problemas e tem sido bem divertido, ainda não conheço o lado feio mas to explorando isso tentando brincar com as apis nativas pra vê se encontro algum problema ou dificuldades grandes.

eu comecei a estudar Dart e devo depois ir p/ o Flutter mas sem prioridade nisso. Quero ver se até o fim do ano faço algo de bobeira. Um vez tentei aprender sobre o desenvolvimento mobile com React Native e foi tão sofrido montar o ambiente e fazer um “Hello World” que perdi a paciência e desisti. Estou dando um chance novamente ao mundo mobile só por ser Dart e não JS.

Sim, não gosto de JS.

João, na época você viu este negócio aqui? https://expo.io

(foi o que me ganhou)

1 Curtida

nem existia na época q tentei olhando a data do primeiro commit rs

O expo cuida de absolutamente tudo pra você: desde a montagem do ambiente de desenvolvimento, passando pela execução e implantação.

É o que toda ferramenta de desenvolvimento deveria ter. Uma das melhores ferramentas que já vi.

1 Curtida

Lado feio: Javascript.

2 Curtidas

Bom ponto lembrando do expo, ta ai o lado feio, tive problemas com build usando expo, no ambiente de dev tava tudo perfeito, mas quando buildava o app não funcionava de jeito nenhum. A aplicação usava maps e gesture handler.

Foi recente esta dificuldade Iago?
Vou começar a trabalhar na questão da implantação este final de semana, bom que já descubro isto.

No caso, é um app bem simples que estou trabalhando: o do /dev/All mesmo.

1 Curtida

Aconteceu no meio de Fevereiro, dai como é um side project eu deixei mais de lado, até comecei outro com react native puro.

O Airbnb deixou de lado react native, por que diferente da maioria das empresas eles tem grana para contratar 100 devs de cada área para entregar uma experiencia 100% nativas em todos ambientes.

Para eles, como a maioria das empresas iniciar com React Native auxiliou o projeto base, onde construíram toda sua base mas uma vez que tinham condições de ter equipes dedicadas o fizeram - inclusive é uma decisão muito lógica.

Sobre lado ruim, o expo em si, ao meu ver funciona muito bem. Trás features incríveis como atualização de código sob demanda, sem você ter que reenviar seu app para aprovação nas stores e etc. Algumas pessoas podem ter uma experiência ruim de fato, mas vai de cada caso, entendendo a fundo o problema e peculiaridades de implementação de cada projeto.

Acho que o único lado ruim do RN é a falsa impressão que ele passa para os devs que iniciam, de que você não precisa entender de IOS ou Android. Que até pode ser verdade para funcionalidades mais simples, mas dependendo do que você precise implementar, o conhecimento específico do runtime de ambos começa a ser requisitado e aí acredito que muitas pessoas se frustrem. Não vejo isso como um problema da tecnologia inclusive, mas muito das expectativas que as pessoas colocam em cima dela, até talvez incentivadas por cursos e vídeos que “ensinam” isso por ai…

1 Curtida

Bem vindo!

Um problema que vi com o tempo é exatamente isto que você falou: por mais que ferramentas multi plataformas sejam uma mão na roda e realmente façam muito sentido do ponto de vista econômico, sempre chega o momento no qual conhecimento da plataforma nativa se faz necessário.

itexto