Gostaria de iniciar um exercício de reflexão aqui. Segue a pergunta: “se você fosse obrigado a parar de usar sua plataforma de desenvolvimento mais usada atualmente, quais adotaria em seu lugar e por que?”
Começo então para iniciarmos este exercício.
Minha principal plataforma de desenvolvimento é Java. Trabalho com Java desde 1996 (Java 1.1) e talvez por estar na minha zona de conforto, não vejo muitas alternativas que a substituam inteiramente, mas consigo ver alternativas.
Mas se fosse para substituir totalmente, vejo alguns caminhos pra mim (que aliás, já comecei):
- Node.js - por ser extremamente lightweight e aparentemente simples de se desenvolver APIs (especialmente micro serviços).
- Ruby on Rails - devido a todo o ecossistema que o envolve e também devido à própria linguagem Ruby.
Não iria pro .net por que ainda não tenho plena confiança no seu futuro. Também aguardaria um pouco no que diz respeito ao Python por que pra desenvolvimento back-end as duas alternativas acima me atenderiam muito bem.
Já no que diz respeito a front-ends não tenho muito o que dizer por que já usamos os principais frameworks e ferramentas do mercado (Vue, Angular, React, jQuery )
PS: no que diz respeito à interação com bases de dados relacionais, sem dúvidas Ruby on Rails dispararia à frente do Node.js