Jamais questionaria a necessidade de estar bem preparado, e concordo que a pressão diminua conforme o preparo. Os breakdowns são em grande parte resultado da falta de segurança da pessoa com relação ao assunto em que vai ser avaliada.
Mas não acho que seja só isso. O ponto que toquei é quando pessoas, mesmo bem preparadas, deixam passar detalhes simples em situações de alta pressão - quem nunca? Quando o relógio está sorrindo você é um, quando o relógio começa a fazer cara feia e bater o pé, você é outro. Mesmo que você tenha feito bem a maior parte da prova, às vezes alguma coisa ali te consumiu o tempo e você começa a se apressar, lembrando que aquilo é decisivo para você, e assim é possível que algum detalhe besta vá escapar.
O FizzBuzz tem uma aparência de pegadinha para quem está sob a pressão do tempo, pois é formulado (provavelmente de propósito) com o caso mais abrangente ao final. Se for assim, ele é feito para provocar breakdowns, fazer o quê? Lembro de já ter lido sobre ele no seu blog, naquele momento eu o resolvi mentalmente numa boa, afinal não estava fazendo prova. Eu certamente não cairei nessa pegadinha por estar vacinado agora, mas não posso dizer que nunca mais cairia em alguma.
Sobre situação “diferente” que mencionei, pode ser que não tenha detalhado o suficiente o que quis dizer. Em todo trabalho “sério” existe uma pressão intrínseca, ligada às consequências se se fazê-lo errado, mal-feito ou estourando o prazo. E existe a pressão gerada externamente, tanto pela falta de preparo da pessoa, que não adquiriu a manha de pesquisar, fazer experimentações, querer entender as ferramentas e o problema a fundo, quanto pelas políticas da empresa, que muitas vezes assume demandas além de sua capacidade, possui um gerente que fica de meia em meia hora perguntando “tá pronto?”, não admite repriorizar as coisas quando alguma requer atenção maior. Em qual desses ambientes o trabalho com potencial de gerar problemas, vai gerar com mais probabilidade?
Em resumo, o FizzBuzz possui potencial maior de causar problemas em uma prova (para quem está fazendo e quer o emprego) não apenas pela falta de preparo de quem está fazendo em lógica em programação (que é uma causa, não discuto), mas também porque é colocado de forma a gerar pressão extra em uma circunstância que já é de alta pressão, que não tem nada a ver com o FizzBuzz em si.
Desculpa se eu escrevo demais, eu vim para cá aliviar um pouco a pressão dos meus trabalhos para não fazer cagada com coisas bestas