Taverna /dev/All

Experiência com JetBrains IntelliJ IDEA Community

image

Pessoal, estou coletando material para um curso novo que estou fazendo e uma IDE que estou avaliando é a versão Community do IntelliJ IDEA - pergunto: alguém aqui tem experiência com a versão Community dela? O que tem achado da experiência?

Meus alvos:

  • Spring
  • Grails
1 Curtida

Bom, a muito tempo venho utilizando a versão community e nunca tive problemas, todos os plugins que preciso utilizar são aceitos nela e não encontrei nenhum bug sério que poderia influenciar no meu dia-a-dia, agora utilizo uma versão pro, mas sinceramente não senti muita diferença no meu dia para a versão community

Bacana!

E você usava isto em projetos de que tipo? Spring, Grails? JEE?

Sempre usei para projetos Spring, no ultimante a questão do spring initialize é legal, mas acho que pro dia a dia não faz diferença e a questão de hot reload que na versão community não consigo fazer funcionar bem

Muito legal saber disto: pessoalmente não uso os recursos de hot reload, apenas executo meus testes.

Tá aí: vou experimentar!

1 Curtida

Cara, faz um bom tempo que uso ela. Gosto bastante, tem uns plugins interessantes e abre projetos gradle e maven, então é bem tranquilo.

A única restrição que tenho é que se você abrir vários projetos simultâneos, pode ficar um pouco pesado, mas fora isso vale a pena tentar sim.

Uso ela com Grails 3, Struts, Spring e Micronaut. A única coisa que na minha opinião fica um pouco carente, é para a parte de frontend. Mas como você disse que o foco é Grails e Spring, manda bala!

1 Curtida

O projeto que estou esse ano é em resumo Spring Boot, usa Gradle e é em Kotlin. Aparentemente a IDE da Jetbrains é a que funciona melhor para linguagem criada também pela Jetbrains :sweat_smile::sweat_smile::sweat_smile: (diga-se de passagem, gostei muito de Kotlin).

Eu confesso que depois de mais de 15 anos no Eclipse, comecei com estranheza no IntelliJ, mas sem resistência. Agora já acostumei, mas sem euforia. Mais uma ferramenta… É mais estável que o Eclipse com aquele sopa infernal de plugins da comunidade. É mais bem pensado em alguns aspectos tbem. Mas achei igualmente pesado e tbem não resolve o problema do efeito painel-de-avião da UI, comum em mtas IDE’S. É muito poluído visualmente (na minha opinião, até agora quem está se dando melhor nesse quesito é o VsCode).

1 Curtida

itexto