Taverna /dev/All

Desenvolvimento desktop pode voltar?

O app no celular é a nova encarnação do desktop? Alguém ainda desenvolve aplicações desktop viáveis hoje?

Desenvolvedores desktop, aonde estão vocês? Cada vez mais raros (eu nasci no desktop), vejo gerações de profissionais que nunca precisaram desenvolver para o desktop.

Há volta? Jogos, por exemplo, já são desenvolvidos hoje pro browser com WebGL, é questão de tempo. Será que o pêndulo histórico nos trará o desktop de volta?

O desktop ainda não está totalmente morto, ainda vejo aplicações principalmente no segmento de automação comercial e industrial e empresas que ainda operam no offline em lugares onde a internet não é confiável (não vamos esquecer estamos em um país de dimensões continentais).
O novo desktop realmente são os dispositivos mobile e acredito que ainda irão reinar por algum tempo até que as tecnologias WEB avancem mais na questão velocidade e offline que ainda deixam muito a desejar.
Hoje às aplicações PWA ainda estão restritas a alguns tipos de aplicações e o javascript e sofrível nos processadores ARMs para Android, somente agora estamos vendo algum movimento pra melhorar isso, mas levará algum tempo. Os processadores ARMs da Apple são matadores e o Javascript executa muito rápido, mas os processadores foram preparados para isso.
Jogos Premium com alta resolução 4K ainda precisam ser desktop/console, não vejo isso mudar tão cedo, não vamos esquecer que a internet do Brasil e de muitos lugares ainda não comportam jogos com altíssima qualidade gráfica sendo executados totalmente pela internet.
Mas realmente não tem volta o desktop irá morrer, um dia, mas não será nos próximos 10 anos.

1 Curtida

O desktop na realidade nunca foi, apenas muda de cara?

2 Curtidas

Acredito que o que aconteceu foi a migração de vários sistemas de informação para web, devido a natureza do sistema e a facilidade de distribuição - afinal, agora é só fazer um deploy no servidor(es) e todos os clientes estão usando a versão mais nova (bem mais prático e barato de manter).

Outros sistemas continuam aí no desktop, e alguns nunca vão sair do desktop devido a natureza do que precisa ser feito (comunicar com sensores, placas ou aparelhos que só fazem sentido/tem para desktop). A gente foca muito em desenvolvimento desktop para PC’s, mas tem muita interface p/ equipamentos para carros, TV’s, aeronaves, videogames, etc, que não necessariamente são considerados software embarcados (muitas vezes estão usando uma lib de alto nível como QT ou GTK).

Diminuiu bastante. Pode diminuir ainda mais, mas não passa de especulação. Mas sistemas desktop vão continuar por aí.

1 Curtida

Acho que sempre existirão, mas voltar como tendência é muito dificil, umas vez que a corrente agora é usar o menos de infra física possível…

Trabalho com desktop fazem 25 anos, e acho difícil terminar o desenvolvimento desktop. Uso a ferramenta uniface, e ela nos da grande rapidez de desenvolvimento e principalmente agilidade na manutenção.

1 Curtida

Acho que o conceito Desktop mudou muito! Seria um app off-line da Google desktop? Um app do celular um revival? Acho que sempre depende do requisito do software.

Antes tudo era desktop porque não tínhamos a Internet rápida como hoje, e as redes corporativas eram soluções isoladas com cliente e servidor (terminais burros). A medida que as redes foram evoluindo, o volume de processamento aumentando e o principalmente o número de pessoas que utilizam um computador também.

Não só a distribuição do software teve que mudar (como já falado), mas as regras tornaram-se mais robustas, trazendo requisitos não-funcionais importantes (escalabilidade, segurança, velocidade etc).

Na primeira transformação os desenvolvedores desktop colocavam tudo no banco, com procedures, triggers etc, facilitava a manutenção de regras, até elas aumentarem em quantidade e tamanho. Na segunda colocamos as regras no servidor web, distribuindo o deploy e reaproveitando os componentes de negócio. Ai na terceira começamos a dividir a carga com o cliente (olha o desktop de novo em foco) pensando na melhoria da experiência do usuário (UX). Acho que hoje estamos tentando separar a responsabilidade dessa divisão de uma melhor forma.

Percebo que o desktop se “transformou” e deixou de ser regra para ser mais uma alternativa a necessidade do problema, exemplo: para caso precise acessar recursos nativos do SO; interfaces mais ricas (como software de edição de vídeo ou 3d); melhor desempenho visual para alta responsividade.

Sem falar que temos soluções desktop construídas com html e js (Electron), java (Swing e JavaFx), Kotlin e por aí vai.

1 Curtida

itexto