Quando se trata de desenvolvimento desktop, o que vocês tem usado? Vou narrar aqui as minhas últimas experiências para que possamos começar a discussão.
Java com Swing
Especialmente quando usado junto com Netbeans, se mostra uma alternativa fenomenal. Tenho ali um excelente construtor de interfaces totalmente visual e a própria IDE ajuda bastante no trabalho.
Além disto é realmente multi plataforma: roda em praticamente qualquer plataforma. A única parte chata é a construção de instaladores, dado que ainda é necessário fornecer a JVM junto com o projeto. Mas acredito que é algo que deva ser resolvido em breve.
Lazarus
Tenho estudado o Lazarus ( https://www.lazarus-ide.org/ ) como alternativa ao Delphi e têm se mostrado uma alternativa muito interessante. Há tudo o que preciso ali e ainda por cima é multi plataforma: posso compilar meu código para uma infinidade de plataformas incusive.
O porém ainda é a linguagem: Pascal, que infelizmente não é tão popular, então isto dificulta um pouco a obtenção de mão de obra.
.net com WinForms ou WPF
É outra alternativa bem bacana por ser bem madura, mas tem um grande inconveniente: Windows only até onde pude ver.