Hoje pela manhã topei com este tweet (https://twitter.com/henriquebastos/status/1107592789485936640): “Desenvolver software precisa ser divertido. Quando deixa de ser, algo está errado.”
O que iniciou uma discussão muito boa (inclusive com um dos membros aqui da taverna, o @alyssonbruno.
Acho um assunto fascinante: discordo de que o ofício precise ser divertido. Acredito que haja inclusive hoje uma obsessão com esta palavra - diversão - que acabe por tirar o seu próprio significado. Isto por que a diversão só existe quando é ocasional, quando é o tempo inteiro, perde sua função: vira rotina.
E uma rotina divertida na realidade é uma rotina agradável, o que é bem diferente do pico de felicidade que a diversão oferece.
Acredito que seja inclusive um fenômeno geracional este, o de que o trabalho deva ser divertido. Fruto de anos (décadas) de infantilização e a criação de uma população que não tem de fato a noção do que é responsabilidade, dado que há emprego farto em nossa área (você pode, em teoria, fazer merda em uma empresa e estar empregado em outra logo na sequência sem sofrer grandes consequências (mas há limitações e consequências ocultas neste comportamento, fica a dica)).
Antes de prosseguir com meus pontos gostaria de ouvir a opinião de vocês a respeito, pois acho que dará uma bela discussão aqui!
Desenvolvimento tem de ser divertido? Sempre é? Por que tem de ser divertido? O que diversão significa?