Taverna /dev/All

Como a rebeldia apodrece seu software

Sexta-feira passada escrevi no meu blog um post chamado “Apodrecendo seu software com rebeldia”. O objetivo foi documentar comportamentos que observamos em diversas situações que levam à deterioração rápida de sistemas.

Basicamente a ideia é a de que existem frameworks mais amplos que os estritamente técnicos que são corrompidos conforme novos membros entram na equipe e não são informados a seu respeito.

Gostaria muito de ouvir a opinião de vocês a respeito. Segue o link! https://www.itexto.com.br/devkico/?p=2874

1 Curtida

Suspeito que tenha aumentada a conscientização desse problema da arquitetura que desgringola devido aos novos membros da equipe não terem tanto carinho com os “contratos”.

Um sinal é a criação da ferramenta ArchUnit. Já ouviu falar?

Algo que não tinha pensado até então é que, se bobear, até os microsserviços ajudam nisso, ou para manter a arquitetura simples e os sistemas ultra-especializados, ou até para estancar o estrago que essa decadência traz.

Um livro - que estou lendo agora - que toca nesses pontos é o Building Evolutionary Architectures, com formas de medir e gerenciar melhor a decadência e a evolução das arquiteturas
https://books.google.com.br/books/about/Building_Evolutionary_Architectures.html?id=pYI2DwAAQBAJ&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false

1 Curtida

itexto